Liderança e motivação em tempo de mudanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema liderança e motivação e pretende refletir sobre a ação do líder moderno que tem como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinada com seus princípios e valores pessoais que atenda a necessidade da empresa e da equipe de trabalho, buscando dentro de uma finalidade o alcance de maior qualidade, produtividade, bom relacionamentointerno e externo, auto-confiança e segurança nas atividades de trabalho através de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano.
Tem o objetivo de refletir sobre o tema, enfatizando a importância da liderança e a motivação do líder em tempo de mudanças nas organizações, como ela se processa e a escolha do estilo de liderança pelo líder.
A metodologia utilizada no presenteartigo foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurando identificar conceitos de alguns autores contemporâneos sobre o tema abordado.

CAPÍTULO I

I - CONCEITO DE LIDERANÇA

A Liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo, pois liderar não é uma tarefa fácil, exige muitapaciência, humildade, disciplina, compromisso e respeito.
Pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas da equipe.
Outros autores definem a Liderança:
Liderança é ‘o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum’ (HEMPHILL & COONS, 1957,p.7).
Liderança é ‘um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo’(JANDA, 1960, p.35).Liderança é ‘uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos’ (TANNENBAUM, WESCHLER & MASSARIK, 1961, p. 24).
Liderança é ‘uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos deque seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada’ (JACOBS, 1970, p.232).
Liderança é ‘o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação’ (STOGDILL, 1974, p.411).
Liderança é ‘o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizesrotineiras da organização’(KATZ & KAHN, 1978, p. 528).
Liderança é ‘o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo’ (ROUCH & BEHLING, 1984 p.46)

Dentre os tipos de liderança mais comum no meio empresarial, Chiaventato (1998) cita:
- Liderança autocrática: olíder é focado apenas nas tarefas, tomando as decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
- Liderança democrática: é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
- Liderança liberal: o grupo atingiu a maturidade e não precisa mais de supervisão constante,os liderados ficam livres para por seus projetos em prática.

Nos capítulos abaixo estudaremos mais profundamente as espécies de liderança.
O mesmo autor ainda constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas, no qual cita as três principais teorias sobre liderança: - Traços da personalidade: segundo esta teoria, desacredita que o líder possua características...
tracking img