Liderança e gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA E GESTÃO

O presente texto foi organizado a partir do Artigo “LIDERANÇA E GESTÃO INTERMEDIÁRIA”, da Professora da UNB – Eliana Pessoa, na perspectiva de oferecer aos candidatos do processo seletivo para Gestor Social do Instituto ELO, exclusivamente, noções e fontes subsidiárias sobre a evolução conceitual do tema Liderança.

Trata-se aqui de um breve recorte do artigo para afinalidade específica de “leitura” e “compreensão” de alguns marcos teóricos do conceito de Liderança, não sendo permitido, a reprodução desse material ora organizado, para publicação e/ou reprodução para outros fins.

O Artigo teve alguns parágrafos suprimidos, por não interessar momentaneamente, ás linhas de abordagens pretendidas para o respectivo processo seletivo. Para divulgação em outrosmeios que não sejam no site do Instituto ELO, sugerimos a leitura do Artigo na íntegra, preservando dessa o pensamento da autora.

Lilian de Oliveira Moura
Supervisão de Gestores
DAC – Diretoria de Articulação Comunitária
SPEC – Superintendência de Prevenção à Criminalidade

Artigo adaptado: ARTIGO: LIDERANÇA E GESTÃO INTERMEDIÁRIA

Eliana Pessoa
Mestranda em Educação na UCB, pós-graduadaem Administração de Recursos Humanos, instrutora/tutora da área de treinamento e desenvolvimento da Caixa Econômica Federal e professora na Universidade de Brasília – UNB, em Brasília, na área de empreendedorismo e gestão de pessoas. .

INTRODUÇÃO

"Agir diferente é resultado de ver diferente". Larry Wilson

Lidar com a diversidade de comportamentos e motivações humanas é uma tarefa queexige percepção apurada e capacidade às vezes sobre humana. Afinal nem todo comportamento é passível de entendimento fácil e rápido. Como exemplo, observe as pessoas que trabalham com você. Veja as dissonâncias de visão do mundo, engajamento com a causa da empresa, nível de comprometimento, capacidade intelectual e assim por diante. Cada pessoa possui um estilo pessoal e uma causa própria que lheconferem lugar único no mundo.
A liderança é um assunto recorrente, importante e desafiador que remete à discussão de temas variados como tipos de poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício.
Este artigopretende elencar algumas contribuições teóricas sobre liderança com vistas à ampliação do diálogo sobre as várias dimensões do homem enquanto gestor neste novo milênio nos seguintes aspectos: (1) a evolução dos conceitos de liderança; (2) ‘o que’ mobiliza o líder no seu trabalho; (3) a necessidade de desenvolvimento permanente do líder; (4) a responsabilidade do líder na vida das pessoas e dasorganizações; e (5) as dimensões da liderança intermediária. Dessa forma não é objeto deste artigo focar em uma teoria específica, estilo ou traço relativo à liderança, nem concluir que abordagens são mais propensas ao sucesso que outras e sim trazer algumas contribuições para compreensão desse fenômeno no novo milênio.

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LIDERANÇA

(...)Na Abordagem Clássica daAdministração, a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. A atenção principal do líder focava-se na necessidade da organização e não nas necessidades do indivíduo (STONER & FREEMAN, 1995).
Segundo a Teoria das Relações Humanas, a função do líder era facilitar o alcance dos objetivos, mediante a cooperação entre os liderados e, ao mesmotempo, proporcionar oportunidades para o seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal. O enfoque principal, ao contrário da Escola da Administração Científica, localizava-se nas necessidades individuais e não naquelas da organização.
Os líderes, segundo a Teoria X de Douglas MacGregor (citado por Stoner & Freeman: 1995), admitem que os liderados não são suficientemente maduros ou motivados,...
tracking img