Liderança: teoria e prática

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
LIDERENÇA: TEORIA E PRÁTICA
Liderança é o processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerencia.
Existem dois tipos diferentes de liderança em qualquer organização, aqueles que são definidos, ou líderes formais, e aqueles queagem como lideres de maneira informal.
Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o titulo de gerente, diretor ou supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas habilidades técnicas e de lideranças ocupem posições de poder.
Um líder informal, não terá o mesmo titulo de liderançaoficial, mas exercera uma função de liderança. Este individuo sem autoridade formal, designação de poder ou até mesmo responsabilidade, pode influenciar os outros exercer a função de segurança.
VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL DENTRO DO CENÁRIO ORGANICIONAL
Poder - a habilidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais - é o que distingue a posição deliderança. Um líder bem-sucedido usa o poder de influenciar os outros eficazmente, e é importante que ele entenda as fontes e os usos do poder para realçar a função de liderança. Os tipos de poder organizacional são: poder legítimo, poder de recompensa, poder coercitivo, poder de especialização, poder de referência e poder de informação.
Poder legítimo - é o poder inerente à estruturaorganizacional em si. Esse poder é atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização. A posse do poder está geralmente associada a um título oficial, como gerente, vice-presidente, diretor, supervisor e outros semelhantes.
Poder de recompensa – também é inerente à estrutura organizacional. Pelo fato de os funcionários desejarem as recompensas, eles são influenciados pelapossibilidade de recebê-las como produto de seu desempenho. As recompensas podem ser óbvias: promoções, e podem ser sutis: elogio do gerente, status e outros (para motivar o desempenho no trabalho).
Poder coercitivo - Baseado no medo. Medo das conseqüências negativas do seu comportamento. Relacionado à habilidade do gerente em punir um funcionário indo de uma simples advertência, até uma suspensão ouo desligamento efetivo. As punições devem ser aplicadas de acordo com a ofensa que as originou. (não promove o desempenho desejado do funcionário, apenas intimida as ações indesejadas).
Poder de especialização - Deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência anterior de um indivíduo. Esses talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles eos valoriza. O poder, que deriva de um conhecimento especial ou educação avançada, pode não estar relacionado com a idade ou o tempo de serviço. Essa forma de poder permite que uma pessoa relativamente jovem ou nova na força de trabalho ganhe influência dentro da organização
Poder de referência - Também chamado de carisma pessoal, é o poder de um indivíduo de influenciar outro por sua força decaráter. Um gerente pode ser admirado por uma característica individual específica, e essa admiração cria a oportunidade para a influência interpessoal.
Poder da informação - Deriva da posse de informação importante em um momento crítico quando esta é necessária ao funcionamento da organização. A posse da informação pode não ter relação alguma com a posição organizacional ou poder atribuído a umindivíduo. Alguém que “esteja por dentro” tem poderes reais.
TEORIAS DA LIDERANÇA
As várias abordagens tomadas para sistematicamente investigar e entender a liderança no decorrer do tempo: (1) uma derivação genética da liderança, (2) uma teoria de características da liderança, (3) uma explicação comportamental da liderança e (4) teorias da liderança situacionais ou contingenciais.
Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias de liderança
  • Teorias da liderança
  • Liderança e suas teorias
  • Teorias de Liderança
  • Teorias de liderança
  • Teorias de Liderança
  • As Teorias da Lideranca e Teoria dos Tracos
  • Teória e Prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!