Liderança servidora: um novo modelo nos relacionamentos

Páginas: 11 (2532 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos países encontrava-se destruídos e as empresas norte-americanas dominaram o mercado internacional contando com seus trabalhadores, muitas vezes, apenas do “pescoço para baixo”, considerando-os meros robôs.
Voltando para os primórdios da Administração como ciência (lembremos da Administração Científica), a primeira teoria administrativa, quevisualizava os empregados como máquinas que executavam tarefas sob ordem do gerente, que mantinha sozinho o comando e o controle do trabalho, não permitindo qualquer iniciativa do operário (CHIAVENATO, 2003).
Este modelo antigo, baseado na simples obediência, já está ultrapassado como nos mostrou o Japão, que se reconstruiu graças ao engajamento de seu povo.
As organizações que usam seus trabalhadorescomo robôs correm o risco de terem profissionais sem interesse e sem criatividade e hoje, mais do que nunca, as organizações necessitam do comprometimento e do envolvimento dos seus trabalhadores para enfrentar o mercado, o que pode ser obtido com a liderança servidora ou espiritual.
Ao começarmos a perceber este modelo de liderança vamos utilizar o próprio conceito de liderança, que é ahabilidade de influenciar pessoas a trabalhar com entusiasmo no intuito de atingir objetivos pré-determinados, sem ferir suas escalas de valores pessoais.
Cabe-nos refletir sobre esta influência que o líder pode exercer sobre seus seguidores, pois ela pode se apresentar sob duas variáveis distintas: poder ou autoridade.
Enquanto o poder é o direito ou faculdade de mandar ou coagir alguém a fazer suavontade, por conta de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, a autoridade é a habilidade de levar pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por conta de seus valores pessoais.
A princípio, podemos não perceber, mas trata-se de uma diferença gritante, pois como sabemos, o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, o que não ocorre com a autoridade, pois ela serefere ao caráter da pessoa, que é construído com base em seu comportamento.
O poder pode corroer os relacionamentos. Por esse motivo o líder deve atentar sempre, quando precisar usá-lo, sobre as razões que o levaram a recorrer ao poder, que podem ser duas: autoridade quebrada ou ausência desta.
Vemos com alguma freqüência “a politicagem” no ambiente de trabalho, quando o chefe, como bem colocouSilveira (2004), “se sente ameaçado com a alta performance de seu funcionário. Aí, sem saber lidar com o crescimento e o brilho do subordinado, sabota o profissional até conseguir tirá-lo do jogo”.
O líder servidor está focado em como ser, ou seja, em como desenvolver o caráter, os valores e os princípios, diferentemente do exemplo acima, abdicando do tradicional sistema de hierarquia gerencialpara formular uma nova estrutura, que envolve muitas cabeças e mãos, num sistema mais flexível onde a responsabilidade é compartilhada.
Na liderança servidora, os seguidores, com a ajuda do líder, conseguem encontrar um significado maior em seu trabalho do que simplesmente operar uma máquina oito horas por dia, visto que o líder está sempre presente lembrando a importância de suas tarefas e delasmesmas, enquanto seres humanos e ao fim do dia os seguidores pensam: “fiz meu trabalho sozinho, me dediquei e consegui”.
Apenas com a autoridade consegue-se construir uma liderança que resistirá ao teste do tempo, pois a autoridade está fundamentada em duas ações: serviço e sacrifício.
O primeiro passo do líder servidor é quebrar o paradigma materialista que orienta as pessoas para o “Ter” e nãopara o “Ser”. Para romper com este paradigma materialista a liderança servidora precisa de paradigmas que considerem, além dos aspectos materiais, também os aspectos psíquico-sociais e espirituais.
Entretanto, por se tratar de paradigmas que ultrapassam os aspectos físico sensoriais, eles acabam por perder a credibilidade científica e esbarram na resistência de muitas pessoas. Para ser levada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança servidora
  • Liderança servidora
  • Liderança servidora
  • LIDERANCA SERVIDORA
  • liderança servidora
  • Liderança servidora
  • liderança servidora
  • Liderança servidora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!