Liderança organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA

RESUMO

A ética, nos dias de hoje muitas vezes acabada sendo deixadas de lado As pessoas pouco se preocupam. Muitas vezes nos vimos em situações constrangedoras e acabamos deixando à ética e a moral de lado. A ética por sua vez vem da cultura e crença de cada um, basta cada pessoal colocá-la ou não em pratica. Não é só focada na filosofia. mais é ponto de partida para outrospesquisadores. Como psicólogos, sociólogo que trabalham no campo da ética.

Palavras-chave: Ética; Moral; Respeito

1 INTRODUÇÃO

Estudar sobre a ética e moral, acaba sendo estudo de uma ciência. Podemos tentar explicar e investigar o comportamento moral, mas é diferente de cada um. A experiência de cada pessoa é sempre nova, a ética e a moral se renovam a cada nova idéia.

Quando vamosfalar sobre a ética fizemos antes um grande recolhimento das principais idéias. Como reagem dentro de cada comunidade. Pois não podemos falar “de modo geral” que a ética segue uma linha padrão, por que será mentira. Cada lugar tem duas normas, suas obrigações que terão que ser compridas.

Vejamos nas linhas a seguir, uma explicação breve sobre a ética, como ela é vista, como trabalha comcada um, como reage diante da sociedade e quais são os seus princípios. Muitas vezes as normas vigentes em cada lugar, pode se tornar um problema. Pois a mudança de uma doutrina pra outra, esta cada vez mais frequente, virando uma bagunça.

Teremos também o exemplo de uma empresa, que por sinal leva a sua ética muito a serio, G13 Madeiras Ltda., fabrica de compensados.

Deixandoentão para a analise seja feita e que o texto seja compreendido.

2 ÉTICA

A ética por ser uma característica inerente a toda ação humana, é um elemento vital na produção da realidade social. Todos possuímos senso ético, digamos uma "consciência moral", estamos constantemente avaliando e julgando as ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existemsempre comportamentos humanos classificáveis como certos e errados, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as cultura de origem que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra estáfundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Entre eles:sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

3 PROBLEMAS MORAIS E ÉTICOS

A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.
Em nossas relações cotidianas estamos sempre diantede problemas do tipo: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho? Será que me levanto e dou o lugar para a aquela senhora? Todos os dias estamos rodeados destas perguntas, e muitas vezestomamos a opção que nos favorece mais.
Essas perguntas nos colocam diante de problemas práticos, que aparecem nas relações reais, efetivas entre indivíduos. São problemas cujas soluções, não envolvem apenas a pessoa que os propõe, mas também a outra ou outras pessoas que poderão sofrer as conseqüências das decisões e ações, conseqüências que poderão muitas vezes afetar uma comunidade...
tracking img