Liderança organizacional

Páginas: 17 (4033 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Sumário

Introdução 3
O que é Liderança 4
Teorias 5
Líder Autocrático 7
Líder Democrático 8
Líder Coercitivo 9
Líder Treinador 11
Líder Liberal 13
Líder Visionário 15
Líder Emergente 17
Conclusão 18
Referências Bibliográficas 20

Introdução

Quando pensamos em Gestão de Pessoas, precisamos entender que estamos vivendo uma era de transição do modelo antigo já não mais eficaz,para um novo modelo, capaz de fazer com que os colaboradores de uma organização possam produzir mais e com qualidade, haja vista, que a concorrência entre as empresas neste mundo globalizado é cada vez mais acirrada.
O conceito de liderança vem sendo estudado cada vez mais por inúmeros pesquisadores, e a quantidade de teorias é imensa, trazendo a certeza de que não há um único modelo correto, jáque pessoas são únicas e carregam consigo além de seus conhecimentos, os valores, a cultura, a personalidade, sendo assim, o objetivo deste trabalho de pesquisa não é dizer qual é o melhor conceito ou modelo de liderança, e sim, mostrar o grande e fundamental papel do líder dentro das organizações; conhecer os conceitos de liderança, seus tipos e estilos, quais são os pontos fortes e fracos, etrazer alguns exemplos de grandes líderes.

O que é Liderança

Para que possamos simplificar e entender o conceito de liderança vamos buscar em primeiro lugar o seu significado para nos conduzir a um raciocínio lógico do termo, e assim simplificar o entendimento sobre tantas teorias sobre o assunto.
A palavra líder vem do inglês “to lead” e significa conduzir.
Nesta pesquisa, observamos que osestudos sobre liderança não são novos, Fiedler (1967, p.3) confirma que a “preocupação com a liderança seja tão antiga quanto a história escrita”, indo buscar na Antiguidade grega a justificativa para seu ponto de vista.
Cecília Bergamini (2009, p.3), cita várias definições de liderança que já eram dadas por outros autores que listamos abaixo:

1. “Liderança é o comportamento de um indivíduoquando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum” (Hemphill; coons, 1957, p.7).
2. “Liderança é um tipo especial de relacionamento de poder, caracterizado pela percepção dos membros do grupo, no sentido de que outro membro tenha o direito d prescrever padrões de comportamento no que diz respeito à qualidade de membro desse grupo” (Janda, 1960, p.358).
3. “Liderança é ainfluência pessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de se atingir um objetivo específico” (Tannenaum, Weschler, Massarik, 1961, p.24).
4. “Liderança é uma interação entre pessoas, na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneirasugerida” (Jacobs, 1970, p.232).
5. “Liderança é o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação” (Stogdill, 1974, p. 411).
6. “Liderança é o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização” (Katz; Kahn, 1978, p.528).
7. “Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de umobjetivo” (Roach; Behling, 1984, p. 46).

Percebemos que a liderança nada mais é do que o processo de influenciar de forma proposital os funcionários a atingir um determinado resultado.


Teorias

Tamanha a importância do tema e também o quão antigo é seu estudo, observamos que inicialmente as primeiras teorias que surgiram foram a Teoria dos Traços e dos Estilos.

Teoria dos Traços

Osestudos que definem esta teoria buscaram tentar identificar e desenhar uma espécie de retrato que definissem todas as características de líderes considerados adequados para algumas situações, concluindo que se a pessoa tivesse estas características sua liderança não podia ser questionada.
Estas características na verdade eram “traços de personalidade”, e sendo assim, consideravam que o líder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança organizacional
  • Liderança Organizacional
  • liderança organizacional
  • Liderança Organizacional
  • Liderança Organizacional
  • liderança organizacional
  • Liderança Organizacional
  • Liderança organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!