Liderança motivacional

Páginas: 17 (4109 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
ESTUDO DE CASO - RECURSOS HUMANO

Autor: EDOARDO PERROTTI



LIDERANÇA MOTIVACIONAL

RESUMO
O objetivo principal do artigo é descrever uma estratégia eficaz para exercer a liderança motivacional.
Na revisão bibliográfica são discutidos os conceitos de liderança, motivação e satisfação no trabalho, através da visão de diversos autores.
Para explicar como traçar esta liderançamotivacional optou-se por exemplificar a aplicação em uma empresa multinacional de grande porte, do ramo eletro-eletrônico.
É feita uma breve descrição do cenário empresarial, focando no Departamento de Engenharia da unidade de negócios de energia.
Em seguida faz-se uma breve explanação sobre as condições do mercado.
Os mais diversos elementos motivadores e fatores de satisfação exógenos foramreunidos e analisados com relação à sua aplicabilidade na equipe em estudo.
Ao final são descritas as estratégias encontradas para exercer uma liderança motivacional eficaz.

1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo elaborar uma estratégia eficaz para exercer uma liderança motivacional dentro do Departamento de Engenharia de uma grande empresa.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. LiderançaO conceito de liderança definido por Robbins (2002) como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem desta influência pode ser formal, como a conferida a um alto cargo na organização, ou não. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão importante quanto ainfluência formal, ou até mais.
Souza (2000) coloca ser necessário aprender a liderar em situações nas quais não temos a autoridade formal do comando.
O teste de fogo do líder está em comandar pessoas fora da sua equipe. Quando tiver que liderar seus pares. Ou o seu chefe. Ou seja, quando tiver que liderar para os lados ou para cima.
O autor acrescenta ainda que os líderes da Era da Conectividadeprecisam derrubar paredes que delimitam o seu território de ação, mudar a mentalidade e construir pontes internas e externas que liberem a criatividade dos talentos humanos, conectando-os melhor tanto entre si na empresa quanto externamente com clientes, fornecedores e comunidades onde atuam.
Segundo Rattner (1998) apesar da escala e extensão da ação do líder poder variar de um contexto ao outro, deacordo com a tradição cultural, religião, costumes, problemas sociais e econômicos específicos de sua região, forte ênfase deve ser colocada nas tecnologias de comunicação e habilidades motivacionais e organizacionais dos futuros líderes, para capacitá-los a agir como “formadores de equipes”, animadores e mediadores de conflitos.

Srour (1998) contrasta influência e mando. Enquanto o mando, emúltima instância, opera com meios físicos para obter apoios e obdiências, e acena sempre com o espantalho da imposição, a influência opera com meios cognitivos para obter adesões e conformidade, e corresponde à persuasão e ao convencimento. Assim, a influência depende sempre do consentimento dos outros.
A dificuldade de liderar pessoas também foi um tema abordado por Kepner e Tregoe (1991). Elesafirmam que o que dá trabalho são problemas humanos. As pessoas não fazem o que se espera delas. Uma peça de equipamento não tem auto-estima, mas o tipo de pessoa que você quer trabalhando para você tem bastante. Identificar as deficiências de uma máquina ou um sistema só pode ter um efeito positivo sobre o desempenho futuro. Não é assim com pessoas!
Blanchard et al. (1995) colocam que aflexibilidade é um dos fatores de eficácia da liderança. Deve-se atuar de acordo com a situação. A Liderança Situacional reconhece a existência de dois comportamentos envolvidos na liderança: o comportamento autocrático ou diretivo e o comportamento democrático ou de apoio. Com isto ele defende a adoção de quatro estilos de liderança dentro da Liderança Situacional: Direção, Treinamento, Apoio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise: Liderança Situacional e Liderança Motivacional
  • Liderança motivacional em equipes de telemarketing
  • Liderança motivacional na empresa
  • LIDERANÇA MOTIVACIONAL E SEUS PARADIGMAS NA CONSOLIDAÇÃO DE RESULTADOS DE ALTA PERFORMANCE
  • Tcc
  • MOTIVACIONAL
  • Motivacional
  • Motivacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!