Liderança mediadora gerenciando conflitos

Páginas: 13 (3042 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
LIDERANÇA MEDIADORA GERENCIANDO CONFLITOS

Resumo: Este trabalho analisa as ferramentas utilizadas pela liderança mediadora no gerenciamento de conflitos, em diversos parâmetros organizacionais. Ressalta o impacto que este estio de liderança promove diretamente na sociedade, atuando de forma benéfica e ética na minimização das diferenças e agindo como força catalisadora das negatividades, paraa transformação destas em oportunidades inovadoras.

Palavras-chave: liderança, conflitos, mediação, gerenciamento, ética, sociedade.

Alyce Thé do Nascimento[1]

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, identificar o papel dos líderes mediadores no gerenciamento de conflitos que se mostram cada vez mais presentes no contexto mundial contemporâneo, ressaltando suascondutas éticas na realização dos processos. Tal contexto vem exigindo como preço pelo sucesso, o alcance de metas complexas que muitas vezes não é obtido, gerando mais dificuldades e tornando o ambiente mais conflituoso. De acordo com a visão organizacional, as ferramentas de liderança apresentadas neste estudo, são abordadas de forma simples e claras, a fim de promoverem uma maior compreensão a cercadas habilidades de mediação, capazes de transformar energias defensivas em forças positivas, priorizando o bem do conjunto.
Os conceitos e vivências contidos nesta pesquisa são frutos de análises baseadas em livros que tratam especificamente do tema em questão, assuntos extraídos e comentados de revistas cujos assuntos expostos inclina-se para o âmbito organizacional, proporcionando umaleitura mais abrangente, que não obriga ao leitor a deter-se diante de explicações técnicas; mas oportunam um esclarecimento por meio de experiências profissionais nelas relatadas.
Incluem-se ao corpo deste trabalho, informações obtidas através de sites, que trazem a natureza própria do conteúdo aqui proposto; sendo importante salientar que a busca por dados oriundos de fontes como ainternet, é explicada pela preocupação constante de manter o embasamento literário firmado em recursos atualizados cotidianamente, visando que todo o programa desta pesquisa, aponte sempre para modelos e práticas atuais, não se tornando então obsoleto.
Com o objetivo de tornar a leitura deste artigo dinâmica e agradável, a linguagem nele contida é culta, mas sem perder a clareza; a fim dedespertar no leitor um interesse maior pela continuidade da apreciação deste, e proporcionando um maior entendimento do tema. Para tal construção, vários momentos de leituras e análises foram necessários, além de buscas por vivências próprias no tocante à liderança em ambientes conflituosos, que agregaram um sentido singular à execução deste projeto.
Entretanto, buscando uma maior compreensão dotexto que segue, faz-se necessário observar aspectos importantes que fazem da liderança mediadora, um estilo adequado de gerenciamento de conflitos. A visão integral, o raciocínio sistêmico, os questionamentos e as conversações conscientes, são fatores que tornam a mediação, um fator diferencial para um líder, no momento de lidar com as problemáticas, transformando-as em oportunidades de união.Tanto leituras passadas quanto recentes, comprovam que a liderança mediadora tem conseguido vencer o desafio de gerenciar conflitos. As organizações; sejam elas famílias, empresas, igrejas, estão cada vez mais atentas a esta nova forma de liderar; partindo da idéia de que ser mediador nos dias atuais é ter a ferramenta capaz de derrubar fronteiras, fazendo com que diferençam aparentementeinsolúveis e desmotivadoras, sejam postas como um potencial progresso.
Minha própria experiência como acadêmica e muitas vezes praticante da liderança é considerada a razão principal, pela qual executo este tema. Ser gestora de pessoas, formação profissional que obterei pela Academia, está por sua vez diretamente ligada à liderança mediadora. Portanto, ter a idéia clara de que hoje em dia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciando conflitos
  • Gerenciando conflitos
  • Gerenciando conflitos
  • gerenciando conflitos no ambiente de trabalho
  • Liderança e conflitos
  • 2004 01 gerenciando conflitos ok
  • Lideranca e gestao de conflitos
  • LIDERANÇA EM GESTÃO DE CONFLITOS.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!