Liderança é algo que se pode aprender?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA É ALGO QUE SE PODE APRENDER?

1.INTRODUÇÃO:

As organizações requerem um grande número de pessoas trabalhando juntas, atuando em diferentes atividades e em diferentes níveis organizacionais, onde algumas pessoas ocupam posições de hierarquia e de poder sobre as outras. Neste sentido modernas técnicas de liderança estão sendo consideradas de grande importância não só para o sucessoorganizacional como para a própria “sobrevivência” da corporação e por este motivo fazem parte da estratégia das organizações que pretender permanecer no mercado para os próximos anos. Mas, o que é liderança?
Davis e Newstrom (2004, p. 150) elaboraram um conceito bem amplo que, em nossa opinião, melhor descreve o que é liderança:
“Liderança é o processo de encorajar os outros a trabalharentusiasticamente na direção de objetivos. É o fator humano que ajuda o grupo a identificar para onde ele está indo, podendo vir daí a motivação em alcançar os objetivos. Sem liderança, uma organização seria somente uma confusão de máquinas e pessoas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria uma confusão de músicos e instrumentos. A orquestra e todas as outras organizações precisam desegurança para desenvolver ao máximo os seus preciosos ativos”.

Vários outros autores criaram seus conceitos de liderança e o ponto em comum em todos os conceitos já criados é que todos basicamente tratam a liderança como sendo um fenômeno de grupo e que envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas entre o líder e seus comandados. A liderança, portanto, está relacionada atodas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pelo líder. George Terry (1960, apud Robbins, 1999) sintetiza a ideia central do conceito de liderança em: "A liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente no objetivo do grupo”
Portanto, esta “arte de influenciar pessoas” éalgo que possa ser aprendida, ou ela está ligada diretamente a uma posição hierárquica superior ou a uma característica inata de uma pessoa? Neste sentido, este trabalho vem discutir a seguinte questão: Liderança é algo que se pode aprender?

2. DESENVOLVIMENTO:

Iniciaremos nosso trabalho dividindo, se é que dá para dividir, os conceitos de líder e liderança. A primeira impressão que temosé que líder e liderança são a mesma coisa, ou seja, ao se falar em líder está se falando de liderança e vice-versa, mas, aprofundando-se nos conceitos, podemos destacar que líder está relacionado ao indivíduo e liderança está relacionada a função ou atividade que o indivíduo executa.
Para Moscovici, (1996, p.16), “Líder é a pessoa no grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente, umaposição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionadas à tarefa. Sua maior preocupação prende-se à consecução de algum objetivo específico do grupo. A maneira pela qual uma pessoa numa posição de líder influencia as demais pessoas no grupo é chamada de ‘estilo de liderança’”.
Robbins (2000, p. 371), ressalta que “podemos observar que a palavra líder é frequentemente empregada(em alternância com o palavra gerente) para descrever os indivíduos que detêm posições de autoridade formal em uma organização, a despeito do modo como efetivamente atuam em seus cargos. Mas o mero fato de alguém ser visto como líder formal em uma organização nem sempre quer dizer que ele exerça liderança.”
Com base nas afirmações acima podemos destacar que existe sim uma diferença entre líder eliderança, e, que apesar de parecer impossível, existem algumas situações que uma pessoa se encontra em função de líder/gerente, mas não exerce a liderança, ou seja, seu potencial de poder e de influência sobre o grupo está relacionado a sua posição hierárquica na organização e não de sua liderança. A liderança, então, está relacionada a atitude, não se trata do fazer, e sim, do como fazer,...
tracking img