Lideraca e motivacao no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIAL


A Psicologia Social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (Sociologia, Antropologia,Ciência Política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazi-fascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo. O seu objeto de estudoé o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, a dinâmica da linguagem e as percepções do indivíduo.

Ela aborda as relações entre os membros de um grupo social, e encontra-se nafronteira entre a Psicologia e a Sociologia buscando compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Para alguns estudiosos, a comparação entre a Psicologia Social e a Sociologianão é tão simples, pois ambas constituem campos independentes, que partem de ângulos teóricos diversos. Há, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a psicologia destaca oaspecto individual, a sociologia se atém à esfera social.

A construção da Psicologia Social iniciou-se a partir da iniciativa de pesquisadores das Ciências Sociais. A perspectiva de ÉmileDurkheim (1858-1917) sobre o estudo da sociedade, os fundamentos teóricos de Gabriel Tarde (1843-1904), e os estudos descritivos de Augusto Comte (1830-1842) contribuíram para o surgimento desta área(ÁLVARO; GARRIDO, 2006). Os estudos da sociologia investigaram as interrelações entre indivíduo e sociedade.

Os estudos nesta perspectiva consideram que as relações interpessoais cumprem um papelrelevante para a construção da subjetividade humana

De acordo com González-Rey (2004), a Psicologia Social foi institucionalizada nos Estados Unidos a partir da orientação comportamental deFloyd Allport na década de 1920. Allport destacou a importância de investigar o comportamento dos indivíduos nas relações intergrupais a partir das variáveis do contexto sócio cultural.


Em...
tracking img