licor e creme hidratante

Páginas: 18 (4467 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
CENTRO EDUCACIONAL BETA









FEIRA DE QUÍMICA










SÃO PAULO
2013
LARISSA BECARI NOGUEIRA
NATASHA EVANGELISTA SCHIAVI
CAROLINA FREIRE TIERI
CAMILA COSTA ISIDORO
FERNANDA OLIVEIRA PEREIRA
LETÍCIA DE FREITAS SILVA






Trabalho solicitado pelo professor José Aparecido Pereira da Silva nas disciplinas Operações Unitárias e Química Ambiental.SÃO PAULO
2013
RESUMO
A Feira de Química do Centro Educacional Beta, ocorreu nos dias 13 e 14 de junho. É um evento que acontece anualmente, onde os alunos desenvolvem produtos, realizam experimentos científicos e apresentam para o público.
A nossa turma desenvolveu licores de diversos sabores e creme hidratante. A produção dos mesmos objetivou criar produtos já existentes, porém, comcaracterísticas que os tornassem originais, e que despertassem o interesse e curiosidade do público.
Este trabalho fará uma abordagem sobre a definição de tais produtos, suas aplicações e funções, matéria-prima usada para a produção e seus respectivos processos de fabricação.













SUMÁRIOREFERÊNCIAS......................................................................................................... 23
LICORES





INTRODUÇÃO
As bebidas alcoólicas podem ser consideradas tão antigas quanto a própria humanidade. Povos tão antigos quanto os fenícios, assírios e babilônios entre outros as mencionaram em seus registros (AQUARONE, 1993). No Brasil, a bebida alcoólica é definida como um produto refrescante, aperitivo ou estimulante destinado à ingestão humana noestado líquido, sem finalidade medicamentosa.
De acordo com a legislação brasileira (decreto nº 2.314/97), licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 54 por cento em volume, a 20ºC, e um percentual de açúcar superior a 30g/L. É uma bebida alcoólica adocicada e aromatizada por frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latimliquefacere (liquefazer, dissolver). Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida.
Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições e também muito comum em bombons. Sua composição leva açúcar, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o saborcaracterístico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão ou maceração, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeirosainda criam certa confusão ao chamar licores de cordials, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.
Na mistura que compõe o licor, o álcool ajuda a extrair a cor, o cheiro e o sabor da matéria-prima da bebida, mas, sozinho, não auxilia na digestão. Mesmo assim, o costume de tomar licor após as refeições sobrevive há cinco séculos, provavelmente apoiado na fama mística que cerca abebida desde que ela foi comercializada pela primeira vez, na Idade Média. Desde então, o licor já foi usado como remédio, tônico e afrodisíaco.
O QUE É LICOR?
Licor é uma palavra derivada do latim liquefacere, que significa derreter ou dissolver: dissolver substâncias, dissolver o aroma de plantas em álcool e transformá-las em uma bebida doce e agradável.
A definição de licor é: “uma bebidaalcoólica, adocicada e aromatizada por substâncias vegetais, que podem ser sementes, raízes, frutas, flores e extratos.”
Não são bebidas envelhecidas por longo tempo, mas precisam de um período para “extrair” o aroma da planta. É o “descanso”, que pode variar de horas até meses e que dá o sabor característico ao licor.
De acordo com a legislação brasileira (decreto nº 2.314/97), licor é a bebida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Creme hidratante
  • Relatório creme hidratante
  • smell creme hidratante
  • hidratantes
  • Licores
  • licores
  • Licor
  • Hidratantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!