Licor negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS


BÁRBARA DE OLIVEIRA SOUSA CASTRO


OBTENÇÃO DE ENERGIA E OUTROS COMPOSTOS A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DO LICOR NEGRO

POÇOS DE CALDAS
2011
ALEX SANDRO MILAGRES LACERDA
BÁRBARA DE OLIVEIRA SOUSA CASTRO
BIANCA MARTINS FERREIRA
CARLOS RODRIGO FERREIRA
EVERTON DOS SANTOS
LUCAS MOTA AQUER
NATALIA VICENTINO
WESLEY SANTIAGO FERRAZ DE CARVALHO

OBTENÇÃODE ENERGIA E OUTROS COMPOSTOS A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DO LICOR NEGRO

Dissertação apresentada ao curso de Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas Área de concentração: Desenvolvimento tecnológico
Orientador: Professor Leonardo Damasceno.

POÇOS DE CALDAS
2011
RESUMO

O licor negro é um resíduo do processo da fabricação de papele celulose que mesmo tendo grande carga orgânica possui compostos de enxofre tóxicos, com isso necessita-se de um tratamento adequado devido ao seu poder poluente. O objetivo deste trabalho é aproveitar o licor negro proveniente das fábricas para a geração de energia interna e externa, e ampliar pesquisas para a utilização do mesmo para a geração de combustível. Para tais constatações, foirealizada uma visita técnica por alguns integrantes do grupo a uma fábrica de celulose no litoral do extremo sul da Bahia, onde foi visto todo o processo da produção de papel e celulose e posteriormente o reaproveitamento do licor negro para produção de energia que é utilizada na própria fábrica. Além disso, notou-se também, que o licor negro pode ainda ser utilizado na biorrefinaria.



LISTA DEILUSTRAÇÕES
Quadro 1 – Biorrefinaria pelo mundo...............................…….............................18

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
AA - Álcali ativo
MWh - Megawatt-hora 
Cl - Cloro
ClO2 - Dióxido de cloro
HClO - Hipoclorito
H2 O2 - Peróxido de hidrogênio
O2 - Oxigênio
O3 - Ozônio
EDTA - Ácidoetilenodiaminotetracético

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7
2. PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE 8
3. PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO LICOR NEGRO 11
4. BIORREFINARIAS 12
5. VISITA TÉCNICA 15
6. CONCLUSÃO 15
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
ANEXO A - POTENCIAL ENERGÉTICO EM FÁBRICAS DE PAPEL E CELULOSE 17

* 1. INTRODUÇÃO
O licor negro é um resíduo proveniente do cozimento da madeira para a retirada da celulose, sendoassim é de extrema importância para a indústria do papel e celulose, com visão para o cenário mundial. Como nestas indústrias se gasta muita energia, necessita de um meio alternativo, no caso fontes não-renováveis, e uma dessas fontes seria o processo de reutilização do licor negro. Mas para isso necessita-se de um tratamento adequado devido ao seu poder poluente, onde contem enxofre tóxico egrande carga orgânica. Após varias pesquisas notou-se que através do tratamento físico-químico pode ser reutilizado no processo da fabricação de papel e celulose, onde gera energia e subprodutos, como o carbonato de sódio e o sulfato de sódio, que são utilizados no inicio do processo. Esta energia gerada faz com que as indústrias se tornem auto-sustentáveis e ecologicamente corretas, é considerada umaenergia limpa.
O licor negro pode também ser utilizado como combustível. Ao acrescentarmos carvão no licor negro, além de ser uma maneira econômica com muitas vantagens, também é uma maneira de não poluir com a sua queima. Quando acrescentado certa quantidade de carvão ao licor negro, após seus processos, ele se torna um combustível e este combustível pode até ser utilizado para abastecer oscaminhões da frota desta indústria.

2. PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE

As principais fontes de matéria prima para a produção de celulose provem da madeira, mas existe também celulose de fibras têxteis, de palhas de cereais e bambu. No Brasil a fonte mais utilizada é a madeira de eucalipto e pinus.

2.1 Colheita, Descascamento e Corte

Na preparação da madeira as toras passam pelo...
tracking img