Licenciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preços e Licenciamento do SQL Server 2008
Atualizado em Julho de 2008


SUMÁRIO Executivo
O SQL Server 2008 está disponível em três modelos de licenciamento:
Licença de acesso para cliente (CAL) por dispositivo mais servidor. Requer uma licença para o computador que executa o produto de servidor da Microsoft, bem como CALs para cada dispositivo cliente.
Licença de acesso paracliente (CAL) por usuário mais servidor. Requer uma licença para o computador que executa o produto de servidor da Microsoft, bem como CALs para cada usuário.
Licença por processador. Requer uma única licença para cada CPU no ambiente de sistema operacional que executa o SQL Server. Esta licença inclui acesso ilimitado do dispositivo cliente.
Este documento explica as principais considerações sobrelicenciamento para os clientes do SQL Server 2008.
Licenciamento de CAL mais servidor SQL Server 2008
O SQL Server 2008 oferece licenças de servidor separadas (nas edições Workgroup, Standard e Enterprise) em conjunto com licenças de acesso para cliente (CALs) por dispositivo ou por usuário. As CALs mais servidor são úteis para os clientes que usam o SQL Server em cenários que não são baseadosna Web.
Licença por Servidor. Uma licença por Servidor (para as edições Workgroup, Standard ou Enterprise) é requerida para cada sistema de ambiente operacional no qual aquela edição do SQL Server ou qualquer de seus componentes (por exemplo, Analysis Services) estiver sendo executada.
CAL por Dispositivo. Uma CAL por Dispositivo Mais Servidor é requerida para um dispositivo (por exemplo, um PC,uma estação de trabalho, um terminal, um PDA, um telefone celular e assim por diante) para acessar ou usar os serviços ou funcionalidades do Microsoft SQL Server. O modelo de CAL por dispositivo mais Servidor será provavelmente a escolha de melhor custo-benefício se houverem múltiplos usuários por dispositivo (por exemplo, em um call center). Consulte a seção Multiplexing para assegurar que cadadispositivo seja licenciado adequadamente. As exceções incluem: comunicação exclusiva entre Servidores SQL e transferência manual de dados entre os funcionários.
CAL por Usuário. Uma CAL por Usuário Mais Servidor é requerida para um usuário (funcionário, cliente, parceiro e assim por diante) para acessar ou usar os serviços ou funcionalidades do Microsoft SQL Server. O modelo de CAL por Usuáriomais Servidor será provavelmente a opção de melhor custo-benefício se houverem múltiplos dispositivos por usuário (por exemplo, um usuário que tem um PC, um laptop, um PDA e assim por diante).
Uma CAL não é um software; é um documento legal que concede um acesso por dispositivo ou por usuário ao software de servidor. Uma única CAL por dispositivo concede acesso a múltiplos servidores para umdispositivo (a CAL deve ser da mesma versão que a versão mais recente de qualquer um dos servidores).Uma única CAL por usuário concede acesso a múltiplos servidores para um usuário.
Licenciamento por Processador NO SQL SERVER 2008
A Microsoft oferece um modelo de licenciamento baseado em processador para ajudar a reduzir a complexidade. As licenças por processador podem ser usadas para qualquer tipode aplicação (não são limitadas aos cenários baseados na Web).
Licença por Processador. Uma Licença por Processador é requerida para cada processador instalado em cada ambiente de sistema operacional que executa o SQL Server ou qualquer de seus componentes (por exemplo, Analysis Services). Ela inclui o acesso a um número ilimitado de usuários ou dispositivos oriundos de dentro ou fora dofirewall. Os clientes não precisam comprar licenças de acesso para cliente (CALs) adicionais quando estão licenciados de acordo com o modelo por processador.
As licenças por processador estão disponíveis nas edições Enterprise, Standard, Web e Workgroup e oferecem mais simplicidade para certos cenários.

Multiplexing: Uso de Middleware, servidores de transações e arquiteturas em múltiplas camadas...
tracking img