Licenciamento Anmbiental

1312 palavras 6 páginas
ANÁLISE DE PRÁTICAS E METÓDOS PARA MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS, EM EMPREENDIMENTO HOTELEIRO NA CIDADE DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA.

Alan Junior Borges do Carmo¹, Fagner Alves de lima², Janderson Marin Scherer³, Jose Paulo Santana Gondim4, Lucas Pereira Tavares5.

Resumo- Este trabalho tem a intenção de fornecer um panorama de Gestão Ambiental aplicada à hotelaria, tendo em vista os princípios de sustentabilidade. Descreve a cronologia das questões ambientais, bem como a contribuição negativa e positiva do setor hoteleiro com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável no hotel Chalé situado na cidade de Ji-Paraná, RO. O método de pesquisa aplicado foi à metodologia cinco menos que são cinco mais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas empresas – SEBRAE.

Palavras-Chave – Economia; Gestão Ambiental; Insumos.

1. INTRODUÇÃO

Com os eventuais impactos ambientais que estão sendo causados em todo o mundo, principalmente pelo setor industrial, que são as grandes potencias econômicas e articuladores do mercado de forma globalizada, e a crescente busca de alternativas de desenvolvimento sustentável, tornou-se de suma importância à elaboração do licenciamento ambiental, para analise e identificação da atividade do empreendimento e seus impactos causados, e posteriormente, propor soluções para amenizar, ou até, mitigar essa ação negativa ao meio.
Baseando-se na ISO 14000, que argumenta que as organizações de todos os tipos estão progressivamente preocupadas em alcançar e demonstrar um desempenho ambiental sadio, através do controle do impacto no meio ambiente de suas atividades, produtos e serviços, levando em conta suas políticas e objetivos ambientais.
E considerando a afirmativa de Huffner (2011) que diz que o setor hoteleiro e outros tipos de hospedagem vêm se tornando um dos segmentos que mais se desenvolve e gera lucros de dentro da atividade turística mundial.
Embora o turismo não seja um ramo ao qual se associe dano ambiental, as

Relacionados