Licenciado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE
GERAL

Duração do módulo 50 horas
Capítulo I

PRINCIPAL OBJECTIVO DA CONTABILIDADE: INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma Ciência de Natureza económica cujas funções são registo, a avaliação, a análise, a previsão, e o controlo dos factos patrimoniais ocorridos nas unidades económicas.

Uma técnica de Gestão que tem em vista adeterminação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados

FUNÇÕES
DA
CONTABILIDADE

Análise
A contabilidade analisa todos os registos da empresa de forma a tomar decisões mais fundamentadas

Registo –
A Contabilidade regista todos os factos Patrimoniais

Previsão
A Contabilidade faz previsões para o futuro da empresa

Controlo
A Contabilidade controla a situação económica efinanceira da empresa

Avaliação
A Contabilidade avalia os produtos que estão na empresa e toda a sua actividade

DIVISÕES DA CONTABILIDADE

Para facilitar a vida interna das empresas a Contabilidade dividiu-se em dois ramos
-------------------------------------------------
CONTABILIDADE GERAL
Registo de todos os factos patrimoniais que dão a conhecer, em qualquer momento, a situaçãopatrimonial da empresa
-------------------------------------------------
CONTABILIDADE ANALITICA OU DE CUSTOS
Permite dividir os diferentes custos pelos diversos sectores da empresa

1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto a civilização. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra opassado, a história. Não obstante, apenas no Século XX, pressionada pela necessidade de bem informar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar de uma maneira prática e objectiva os princípios que a regem e fixar normas e regras para a efectiva aplicação.
Tal acontecimento ocorreu em face da exigência dos usuários das informações da contabilidade e representam umgrande avanço no estudo e na aplicação dos conhecimentos técnicos da contabilidade, possibilitando a identificação e fixação de normas. Tem sido, portanto, preocupação universal e generalizada quer por contabilistas, pesquisadores ou líderes da classe da contabilidade.
Os Princípios são inerentes à própria Ciência Da contabilidade e existem independentemente do desejo ou da escolha por parte detodos aqueles envolvidos – pesquisadores, contabilistas ou profissionais -. Referidos Princípios precisam ser identificados e respeitados para que a Contabilidade possa atingir os objectivos colocando à disposição dos usuários, informações da contabilidade úteis e relevantes, capazes de suprir as necessidades dos que delas têm carência.
Através de informações aos usuários das Demonstrações Dacontabilidade, proprietários, sócios, accionistas, credores, financiadores, investidores, fornecedores, governos, empregados e a sociedade, em geral, a Contabilidade realiza os objectivos a que se propõe.
As Informações Da contabilidade devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas vigentes que deverão estar subordinadas aos Princípios Da contabilidade.
As Demonstrações Da contabilidadegeralmente são elaboradas de forma sintética e para maiores esclarecimentos deverão ser divulgadas de forma analítica, através de notas explicativas que deverão prestar esclarecimentos contemplando, no mínimo: os princípios e normas adoptadas; eventuais mudanças de critérios, que alterem a uniformidade da aplicação das normas, em relação ao exercício anterior, justificando-as.
A Contabilidaderealiza os seus objectivos por meio de informações aos usuários das Demonstrações Da contabilidade. Tais informações possuem características próprias, que as definem e as tornam úteis as reais finalidades de informar. Para tanto, tais características devem assemelhar-se às dos Princípios e normas da contabilidade sendo, portanto, componentes que tornam útil a informação no momento de se fazer a...
tracking img