Licenciado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A gravidez e o parto são eventos sociais que integram a vivência reprodutiva de homens e mulheres. Este é um processo singular, uma experiência especial no universo da mulher e de seuparceiro, que envolve também suas famílias e a comunidade. A gestação, parto e puerpério constituem uma experiência humana das mais significativas, como forte potencial positivo e enriquecedora paratodas que dela participam (BRASIL, 2001).
O preparo da gestante para o parto abrange a incorporação de um conjunto de cuidados, medidas e actividades que têm como objetivo oferecer à mulher apossibilidade de vivenciar a experiência do trabalho de parto e parto como processos fisiológicos, sentindo-se protagonista do processo (BRASIL, 2001).
Não é apenas a qualidade técnica da assistência àgestação, ao parto e ao puerpério, evidenciada por altas taxas de mortalidade materna e perinatal, que deixa a desejar. Talvez ainda mais grave seja a indiscriminada e inexorável transformação do nascimentoe parto em fenômeno patológico, totalmente medicalizado e, portanto, tratado, sem brechas para sua realização como evento existencial e psicológico para mãe e filho e social para a família esociedade (VOLOCHKO, 2000).
Este quadro favorece ao resgate da humanização na assistência hospitalar em clínicas e áreas de atuação de enfermagem, a começar pela obstetrícia como uma alternativa para avalorização do paciente enquanto ser humano e para o atendimento de suas expectativas e necessidades. Sem dúvida o momento exige a convergência dos esforços preventivos da equipe de assistênciamaterno-fetal de forma que a ajuda no momento do parto resulte num atendimento mais global e satisfatório para a saúde física e emocional do binômio mãe/filho, pois humanizando o nascimento estamos humanizando avida (MALDONADO, 2000; SILVA, 1999).
A humanização da assistência, nas suas muitas versões, expressa uma mudança na compreensão do parto como experiência humana e, para quem o assiste, uma...
tracking img