Licenciada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEFINIÇÃO E CONCEITO DOS CUSTOS

Na linguagem vulgar, a palavra «custos» evoca imediatamente as ideias de esforço, de sacrifício, de dispêndio (de energias e de valores) efectuado para obtercerta coisa ou alcançar determinado objectivo.

Na linguagem económica, usa-se também em várias acepções. Quando desacompanhada dum qualificativo, tem significado vago e, por assim dizer ambíguo.Todavia, as concepções de custo que tem significado referir aqui são apenas duas : a tecnológica e a monetária, e, com elas relacionadas os custos fixos e os custos variáveis.

1.1 CustosFixos

Custos fixos, rígidos ou constantes são aqueles sobre cujo importe não tem nenhuma influência a intensificação (ou afrouxamento) da actividade. Por isso lhes dão também os nomes de custos demarcha em vazio ou custos de estrutura.

Estes custos são independentes das quantidades vendidas, não variam com o output, permanecem praticamente invariáveis. São os mesmos, quer se venda muito querse venda pouco. Pode, pois, dizer-se que são proporcionais ao tempo e não às vendas (rendas e alugueres, seguros, impostos sobre transportes rodoviários, IMI e outros impostos indirectos, custos como pessoal permanente, depreciações dos bens em utilização), etc.

1.2 Custos Variáveis

São custos elásticos que acompanham mais ou menos as variações do nivel das vendas ou, por outraspalavras, que são influenciados pelo aumento ou diminuição das quantidades vendidas.

Podem, ser proporcionais, degressivos ou progressivos.

Os primeiros variam na razão directa do volume de vendas :mercadoria consumida, comissões de vendas, força motriz, combustíveis, etc. São constantes por unidade.

Os segundos crescem menos rápidamente do que as quantidas vendidas (custos com pessoal nãopermanente, provisões, etc.).

Os terceiros sofrem incrementos mais do que proporcionais aos incrementos das vendas. Resultam da intensidade das vendas para além de certos limites (super...
tracking img