Lica O Sobre Maconha Canabino Ides

570 palavras 3 páginas
Nome: Alan Egedy
Série: 3o b
Número: 1

Lição sobre o texto: Canabinóides (maconha)

A maconha deriva da planta Cannabis sativa, que pode florescer em ambientes abertos (que sigam os requisitos para que a planta cresça) e fechados (com luz artificial). A maconha possui duas substâncias pelas quais é conhecida mundialmente, sendo uma delas um dos princípios ativos da maconha, o delta-9 tetraidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD), que não possui efeitos psicoativos mas sim físicos e portanto medicinais. É importante ressaltar que existem mais de quatrocentas substâncias provenientes da Cannabis.
A droga mais polêmica do mundo teve seu primeiro registro de uso em 27.000 a.C, tendo sua origem no Afeganistão. A maconha era muito usada em rituais religiosos ou como medicamento. Na mitologia, a cannabis era a comida preferida do deus Shiva, tomar uma bebida que contém maconha, chamada de bhang, seria uma forma de se aproximar da divindade. Há muito tempo, os egípcios se reuniam em cavernas nas montanhas, e sentavam ao redor de uma grande bola de haxixe, inalando sua fumaça, como forma de ritual.
Além disso, o cânhamo (presente no caule da maconha ) foi muito usado pelos portugueses, sendo utilizado para as velas e cordas das caravelas portuguesas e também para suas roupas. É muito perceptível que a proibição da maconha é extremamente recente. No século XX, a maconha era lícita e inserida na economia, porém tornou-se pouco aceita por representar as classes sociais baixas, pois a planta representava as raízes culturais do continente africano. O fato é que o preconceito foi mais forte mesmo com colonizadores, senhores de engenho e agentes do império Lusitano estarem habituados com o cultivo e uso da erva. No ano de 1830, é lançado o primeiro documento referente á proibição da maconha pela câmara Municipal do Rio de Janeiro, porém tal documento não gerou muita repercussão. Somente no século XX é que o assunto volta á tona com grande polêmica, pois com a urbanizacão

Relacionados