Libras

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
- Elabore um quadro, com no mínimo, seis características gramaticais da língua de sinais, apresentadas na Unidade 3.

- As línguas de sinais são visual-espaciais (ou espaço- visual), pois ossurdos recebem a informação lingüística pelos olhos e produz os sinais pelas mãos.

- Os elementos mínimos integrantes da língua de sinais são processados ao mesmo tempo e não linearmente como na línguaoral.

- Os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço. Os movimentos do corpoe da face também desempenham funções.

- Um sinal pode ser articulado com uma ou duas mãos. No caso de uma mão, a articulação ocorre pela mão dominante.

- Um mesmo sinal pode ser produzido pelamão esquerda ou direita.

- Os principais parâmetros fonológicos da língua de sinais são: configuração de mãos ponto de articulação movimento, orientação da mão aspectos não- manuais.

Essasunidades mínimas podem ser produzidas simultaneamente, e a variação de uma delas pode alterar o significado do sinal. Elas não têm significado isoladamente. Um sinal pode ser constituído por mais de umaunidade mínima, por exemplo, o sinal de “televisão” envolve simultaneamente configuração de mão, ponto de articulação, movimento e orientação de mão.

A mudança de um desses parâmetros altera osignificado do sinal, pois eles são traços distintos. Os sinais de “aprender” e de “sábado” partem da mesma configuração, envolvem o mesmo movimento, mas se distinguem quanto ao ponto de articulação,testa e queijo respectivamente.

- Os elementos interrogativos (o que, quem, como, onde, etc...) podem ser movidos para o final da sentença ou serem mantidos na posição original exemplo: João gosta dequem? Ou Quem gosta de Maria?

- Há marcas não-manuais associadas com as construções interrogativas

- Elementos interrogativos em posição final são elementos focados. Exemplos; João gosta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libras
  • Libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • Libras
  • Libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!