Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Relatório geral:Sobre a temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre Libras e a Cultura Surda em seus aspectos.

Surdez é mais do que uma condição médica.Para os individuos que são surdos,a surdez não é apenas ter "ouvido doente". Eles pertence a uma comunidade,a uma cultura, neste sentido a surdez é unica entre os tipos de deficiência.O sentido da cultura é maisforte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu indioma principal.
Na medicina a surdez é caracterizada atravéz da perda ou da diminuição da percepção auditiva que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural .Os médicos por motivos óbvios interessaram-se na causa da surdez, assim começaram a desenvolver pesquizas para descobrirem a cura dessa deficiencia, e pontuaram que a surdezpode ser classificada em quatro categorias:os que nasceram surdos; os que adiquiriram antes de falar ou escrever; os que adiquiriram depois de falar;e os que adiquiriram depois de falar ou escrever.Em seus estudos afirmam que a surdez por si mesma, não modifica a inteligência da criança, assim provou que elas são capazes de aprender, e uma das formas é associar o som aprendido pelo surdo atravésdo tato e da vibração da laringe,outra forma é a utilização de imagem das palavras escritas.As causas da surdes.
CAUSAS: SÍNDROMES:
- Icterícia - Rubéola materna
- Otite média crônica - Pierre Robin
- Citomegalovirus - Charge
- Falta de oxigênio - Kearns-Lavre
-Sarampo - Alstrom
- Traumatismos (acidentes) - Sífilis congênita
- Glaucoma - West
- Medicação teratogênica - Bardet-Bredl's
- Retinose pigmentar - Lenox Gausteaux
- Tumor cerebral - Goldenhar
- Toxoplasmose - Hallgren
- Prematuridade- Flynn-Aird
- Meningite - Cockayne
- Medicação ototóxica - Amaurose de Leber
- Hidro e microcefalia - Usher
- Fator rh
- Caxumba
- Catarata
- Casamentos consangüíneos
FATORES DE RISCO - Epidemias de doenças como rubéola, sarampo, meningite Infecçõeshospitalares Falta de saneamento básico Doenças venéreas Gravidez de risco.
A cultura; os surdos além de serem individuos que possuem surdez por normas, são utilizadores de uma comunicação espaço visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição a audição é a fala, tendo ainda uma cultura caracteristica interdiciplinares compartilhada pela sociedade ouvinte em geral. Já outros por viveremisolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos ,existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal prefere ultilizar a língua falada. Os surdos estão incluidos no movimento da história da humanidade, também constroi e reconstroi a se mesmo e as suas nessecidades ,assim são sujeitos sociais que modificam sua cultura.
Cultura é um conjunto depráticas simbólicas de um determinado grupo: língua, artes (literatura, música, dança teatro etc.), religião, sentimentos, idéias, modos de agir e de vestir. Na área da surdez encontra-se geralmente o termo como referência à língua de sinais, às estratégias sociais e aos mecanismos compensatórios que os surdos realizam para agir no/sobre o mundo (despertador que vibra, campainha que aciona a luz, uso faxem vez de telefone), portanto, o biculturalismo é o conjunto de referências à história dos surdos, o conjunto de estratégias sociais e de códigos sociais utilizados pelos surdos para viverem em uma sociedade feita por e para os ouvintes.
O Social; tem sido um desafio a, inclusão dos individuos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil, na maioria das vezes, alheia a estas...
tracking img