libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MODULO 02: Linguagem, Língua e Língua de Sinais

 Linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não. Dessa forma, qualquer tipo de  comunicação é considerado como linguagem assim como: a linguagem corporal, as expressões faciais, a maneira de nos vestirmos, a linguagem de outros sinais, os sinais de trânsito, a música, a pintura enfim todos os meios de comunicação.    O conceito de língua é mais restrito. Língua é um tipo d elinguagem e define-se como um sistema abstrato de regras gramaticais.
  As línguas podem ser orias -auditivas ou espaço-visual. As línguas são tidas como orais-auditivas quando a forma de recepção não-agrafa  ( não-escrita)  é a audição e a forma  de reprodução (não-escrita) é a oralização. Temos como exemplo a língua portuguesa.  Aslínguas espaço-visuais são naturalmente reproduzidas por sinais manuais.Neste caso temos a língua brasileira de sinais - libras. 
 A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS — como toda língua de sinais, foi criada em comunidades surdas que se contataram entre si e a passavam ao longo de gerações. É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza como canal ou meio de comunicaçã, movimentos gestuaise expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmentedas mão, a fim de transmitir uma mensagem, diferenciand-se da língua portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva pr utilizar, cmo canal ou meiod e comunicação, sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. 
   Devido a essa diferença de canal de comunicação, normalmente os sinais utilizadosnas línguas de sinais são entendidos como simples gestos. Outras vezes toda a língua sinalizada é dita como mera mímica ou pantomima. Durante muito tempo, foi considerada — e para alguns ainda o é —um sistema natural de gestos, sem nenhuma estrutura gramatical própria e com áreas restritas de uso.
  Entretanto, pesquisas sobre as línguas de sinais vêm mostrando que elas são comparáveis, emcomplexidade e expressividade, a quaisquer línguas orais: expressam idéias sutis, complexas e abstratas. Os seus usuários podem não apenas discutir filosofia, literatura ou política, além de esportes, trabalho, moda, como também utilizá-la com função estética para fazer poesias, histórias, teatro e humor.
  A língua de sinais contém todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática,fonologia, semântica, morfologia, sintaxe preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumento lingüístico de poder e força. Além de possuir todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua, a LIBRAS demanda prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua.
 

MODULO 03: datilologia - alfabeto manual em libras
A datilologia é um alfabeto manualpara nomear objetos, palavras que ainda não existem na língua de sinais. Ela não apenas oferece ao surdo a possibilidade de fazer nomeações, demandas lingüísticas de trocas com um grupo da língua estrangeira, mas também se submete à lei econômica da própria língua. Quando não existe um sinal para determinado conceito, é utilizada para soletrar palavras da língua oral. Nesse caso, diz-se que essassoletrações são empréstimos da Língua Portuguesa.


MODULO 04: Aspectos Clínicos da Surdez

 Deficiência auditiva é considerada genericamente como a diferença existente entre a performance do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
    Zero audiométrico (0 dB N.A) refere-se aosvalores de níveis de audição que correspondem à média de detecção de sons em várias freqüências, por exemplo: 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz, etc.
    Considera-se, em geral, que a audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A (decibéis, nível de audição).

 
 Som, Audição e Fala
Um dos elementos indispensáveis para os processos normais da audição e a fala é o som....
tracking img