Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC- EAD

ISANA SOUZA

TEXTO ARGUMENTATIVO BILINGUISMO





JEQUIÉ
2012


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC- EADISANA SOUZA

TEXTO ARGUMENTATIVO BILINGUISMO


Trabalho apresentado à disciplina
LIBRAS, com pré-requisitos para
Avaliação do 6º período do curso Licenciatura em História.

JEQUIÉ
2012Sabe-se que o bilinguismo surgiu nos finais da década de 1970, como uma forma de ensino usada por escolas que se sugerem acessar aos sujeitos surdos duas línguas no contexto escolar, de acordo compesquisas a proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, considerando assim a Língua de Sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino da segunda língua que é oportuguês que pode ser na modalidade escrita ou oral, como explicita o trecho seguinte, que foi retirado do Módulo da disciplina LIBRAS:
“A educação com bilinguismo é a proposta de ensino que busca tornaracessível à criança surda duas línguas no seu contexto escolar. Os surdos conquistam o direito de serem ensinadas em sua própria língua, as disciplinas são ministradas em LIBRAS e a língua portuguesaescrita e/ou falada é ensinada como 2ª língua com uma metodologia apropriada e em momentos distintos. Percebeu-se que diante deste ambiente de valorização da sua cultura, língua e identidadepossibilitou aos surdos um pleno desenvolvimento e compreensão do conteúdo escolar e sua postura diante da sociedade.” (Trecho retirado do Módulo de Libras).
Certamente trabalhar o bilinguismo na sala deaula favorece ainda mais a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva, pois ele aprenderá a se comunicar de duas formas diversificadas, o que ajudará muito nas suas relações com todos que ocerca.
A política de inclusão de surdos nas escolas de ouvintes começou no ano de 1994.Diante das mudanças, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº...
tracking img