Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão em Libras
1.INTRODUÇÃO
A inclusão é uma das práticas educacionais mais recentes, caracterizando-se em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais para a valorização da contribuição de cada pessoa e a convivência social. A escola tem o papel de favorecer que cada pessoa reconheça nos demais os direitos que exigem para si própria, além de também contribuir com aquelesque de certa forma são excluídos socialmente, e não somente os alunos com deficiência.
Educação inclusiva é uma ação social, política, cultural e pedagógica. Consiste no direito de todos os alunos estarem juntos, aprendendo e participando das atividades sem nenhum tipo de discriminação, sem nenhuma forma de exclusão. Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educaçãoInclusiva, do Ministério da Educação, o princípio da educação inclusiva é o da inclusão de todas as crianças no ensino regular, além de se criar mecanismos escolares para garantir o respeito às diferentes necessidades dos alunos. Baseado nisso, é esperado que as pessoas superem seus medos e aversões, escudos que servem para separar os alunos deficientes.
Como se refere SANCHEZ (2005, p. 18) arespeito do processo inclusivo:
A filosofia da inclusão defende uma educação eficaz para todos, sustentada em que as escolas, enquanto comunidades educativas devem satisfazer as necessidades de todos os alunos, sejam quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais (com independência de ter ou não deficiência). Trata-se de estabelecer os alicerces para que a escola possa educar comêxito a diversidade de seu alunado e colaborar com a erradicação da ampla desigualdade e injustiça social.

Portanto, a inclusão deve ser entendida como uma forma de erradicar a desigualdade e a injustiça social, garantindo a educação a todos sem distinções. E disto é que procuramos refletir sobre a seguinte temática: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DOS SURDOS.
A escolha do tema se deu apósvários dias de reflexão e de estudo, pois o assunto envolve muitos fatores que vão desde as atuais condições educacionais, até a legislação vigente para entender o processo de inclusão de pessoas surdas. Diante da luta contra o preconceito de uns e o radicalismo de alguns professores que defendem escolas especiais, classes especiais para essas pessoas, se levantou a seguinte PROBLEMATIZAÇÃO: Será que aescola e a sociedade estão preparadas para esta inclusão?
Para entender esta problemática foi estabelecido como OBJETIVO refletir sobre as políticas públicas de inclusão de pessoas surdas no atual cenário educacional brasileiro. Mediante revisão de literatura e legislação pertinente ao assunto.
Talvez a inclusão seja o maior desafio para o futuro, quer seja em relação à escola como para asociedade, pois ambas devem caminhar aliadas neste processo para que só assim este seja consolidado. Assim, esse processo deve começar nas escolas em parceria com os pais, buscando garantir os direitos do aluno surdo para que haja uma inclusão consciente. Por estas e tantas outras razões é que se justifica a realização de mais este trabalho de pesquisa sobre o tema: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DEPESSOAS SURDAS, na busca de compreender e participar ativamente como cidadãos conscientes e participativos deste processo social e educacional.











2.PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO BRASIL
Durante muito tempo a escola caracterizou-se como privilégio de alguns, mesmo com a democratização da educação, ainda assim percebia-se a exclusão de indivíduos e gruposque eram considerados fora dos padrões da escola.
No Brasil, a educação de surdos teve seu início em 1954, com a chegada do professor francês Edward Hunt, também surdo, que auxiliou na criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a princípio como um asilo para pessoas surdas.
Em 1961, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º4.024/61 dispõe sobre o atendimento...
tracking img