Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

ANA PAULA CANTANHEDE ESPECTAÇÃO
ÂNGELA MARIA CARDOSO DIAS
JOSIVALDO FLOR COSTA BARBOSA
MARIA CRISTINA LIMA DE SOUSA
NEYDIVALDA AGUIAR COELHO
REGINA DE JESUS GONÇALO

PROCESSO HISTÓRICO DA INCLUSÃO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

São Luis
2012
ANA PAULA CANTANHEDE ESPECTAÇÃO
ÂNGELA MARIA CARDOSO DIAS
JOSIVALDO FLOR COSTABARBOSA
MARIA CRISTINA LIMA DE SOUSA
NEYDIVALDA AGUIAR COELHO
REGINA DE JESUS GONÇALO

PROCESSO HISTÓRICO DA INCLUSÃO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção da nota em Prática – Módulo I no curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI.
Orientadora: Professora Talyta Serra

São Luis2012
SUMÁRIO

1 PROBLEMÁTICA…………………………………………………………………...3
2 JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………….3
3 OBJETIVO....................................................................................................................5
3.1 Objetivo Geral……………………………………………………………………….5
3.2 Objetivos Específicos …………………………………………………………….....5
4METODOLOGIA.........................................................................................................6
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.........................................................................6
REFERÊNCIAS...............................................................................................................7

1 PROBLEMÁTICA

A inclusão dos surdos na educação sempre foi um grande desafio à nossa sociedade, poisapesar de termos alcançado grandes avanços através das leis que os beneficia, observa-se que ainda há um número expressivo de profissionais despreparados para receber e atuar de um modo mais eficaz com as pessoas com necessidades especiais.
Como conseguir que tais leis sejam eficazes e cumpridas na formação dos profissionais da educação inclusiva?

2 JUSTIFICATIVA

Este projeto apresentaum resgate da historia da inclusão dos surdos, buscando as primeiras oportunidades de ensino-aprendizagem com pessoas com necessidades especiais no Brasil e analisar a situação dos profissionais atuantes na educação especial de inclusão.
Foi no ano 1956 com D. Pedro I, ainda no Império que foi fundada a primeira instituição direcionada ao atendimento do surdo, hoje o atual Instituto Nacional daEducação do Surdo (INES). (KASSAR, 1999, p. 18)
No entanto, apesar de algumas ações referentes à educação especial como a de 1930 em que as classes especiais eram separadas por alunos considerados normais e anormais sob alegação de obterem assim uma classe mais homogênea e com um caráter humanitário e ainda com a Constituição de 1934 onde fica estabelecido que seja de responsabilidade da Uniãotraçar as diretrizes da educação nacional e promover a educação como direito de todos, mas mesmo assim o número de crianças com dificuldades matriculadas ainda era muito pequeno, só com a com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 que o Brasil vai realmente se preocupar com a educação especial. (KASSAR, 1999, p.23-24-25)
Mundialmente podemos destacar como grande conquista foi a Declaraçãode Salamanca que a Conferência Mundial sobre as necessidades de ações educativas voltadas para pessoas com necessidades especiais, ocorrida em Salamanca na Espanha, no ano de 1994. (PORTAL MEC)
Muitas mobilizações foram organizadas com o objetivo de promover educação às pessoas com necessidades especiais, tais como: Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro (1957), a Campanha de Educação eReabilitação dos Deficitários Visuais (1958), e a Campanha Nacional de Educação do Deficitário Mental (1960). (KASSAR, 1999, p 26)
Ao longo do estudo podemos evidenciar que um dos maiores obstáculos para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, não está nas criações das Leis, e sim no cumprimento da mesma; como cita a Legislação de Libras no Decreto de nº 5626 de Dezembro de 2005,...
tracking img