Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Libras
A LIBRAS é a língua da comunidade surda brasileira. Tem suas regras gramaticais próprias, possibilitando assim, o desenvolvimento lingüístico da pessoa surda, favorecendo o seu acesso aos conhecimentos existentes na sociedade.
Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimento das mãos com um determinado formato num determinado lugar, podendo este lugar, seruma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Os parâmetros da LIBRAS são:
- Configuração das mãos;
- Locação;
- Movimentos;
- Orientação das mãos;
- Expressão facial e/ou corporal.
Nesta combinação se obtém o sinal. Portanto, produzir sinais é combinar esses parâmetros para a formação das frases e textos num determinado contexto.
Há uma grande confusão e discussão em torno daaceitação ou não da LIBRAS por alguns ouvintes, devido às influências e preconceitos sociais, mas pode-se verificar alguns pontos importantes que devem ser considerados:
• A LIBRAS é a língua das comunidades surdas: foi criada e é usada pelos surdos no Brasil;
• O desenvolvimento lingüístico, cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico não dependem da audição, mas sim da aquisição e desenvolvimento dalíngua de sinais;
• A LIBRAS propicia o desenvolvimento lingüístico e cognitivo da criança surda, favorecendo a produção escrita, servindo de apoio para a leitura e compreensão dos textos.
No Brasil, ocorre também um numeroso estudo sobre os contextos bi/multilíngües, embora haja diversos contextos em que mais de uma língua é falada. O país tem cerca de 203 línguas: 170 línguas indígenas, 30línguas de imigrantes, 1 língua de sinais brasileira (Libras) e 1 Língua de Sinais Kaapor Brasileira (LSKB) e, é claro, língua portuguesa. Nota-se que o Brasil não é um país monolíngüe, visto que estes povos existem e mantêm suas línguas vivas, uma pluralidade lingüística e heterogeneidade cultural. Os índios Urubu-Kaapor utilizam a LSKB que não apresenta relação estrutural ou lexical com a LIBRAS,devido à inexistência de contato entre ambas.
Por ser uma língua, tal qual o inglês, francês, ASL, entre tantas outras línguas faladas ou sinalizadas, as línguas de sinais possuem suas especificidades lingüísticas, isto é, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática.
A língua de sinais e os mitos criados para ela
O primeiro e grande mito que é necessário desfazer é o fato de muitosacreditarem que a língua de sinais é universal, ou seja, igual no mundo inteiro. Ela não é e se diferencia em cada país.
Exemplos:
Língua de Sinais Brasileira (Libras);
Língua de Sinais Portuguesa (LGP - Língua Gestual Portuguesa);
Língua de Sinais Holandesa (SLN – Sign Languege of Netherlands);
Língua de Sinais Americana (ASL – American Sign Language);
Língua de Sinais Argentina(LSA - Lengua de Senas Argentina);
Língua de Sinais Britânica (BSL - British Sign Language);
Língua de Sinais Chilena (JSL Lengua de Senas Chilena);
Língua Francesa de Sinais (LSF Langue des Signes Française) etc.

Cultura surda
Há dois tipos de surdos: os Natissurdos ou pré-linguais: ficaram surdos antes de aprender a falar (tem muita dificuldade em aprender a falar);E osEnsurdecidos ou pós-linguais: Ficaram surdos após terem adquirido a linguagem falada.
A perda auditiva se classifica em:
Surdez leve: consegue distinguir a linguagem falada;
Surdez média: consegue distinguir barulhos;
Surdez profunda: Não consegue perceber nem grandes ruídos.
Segundo a FENEIS – Federação Nacional de educação e integração dos Surdos, estima que entre 15% a 25% dos brasileiros (25milhões) sejam portadores de surdez adquirida ou congênita. São inúmeras as causas que provocam a surdez. Uma delas é quando a gestante contrai rubéola. Casamentos consangüíneos também podem causar. Há outras: aplicação em excesso de antibiótico em crianças; meningite, sífilis, um forte trauma emocional. Cinqüenta por cento dos casos, contudo, são de origem desconhecida. É certo que uma...
tracking img