Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEIA O TEXTO SOBRE “ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE E ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE MINORIAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL”

1) EXPLIQUE O QUE COMPROMETE DIZER QUE O BRASIL É UM PAÍS QUE ACREDITA NO MITODO MONOLINGUISMO?
R: Acho que não é correto afirmar que o monolinguismo no Brasil é um mito, pois nosso país abriga comunidades estrangeiras de diversas raças, também os indígenas, além dos surdosque se comunicam em Libras.
Existem também os dialetos peculiares de determinadas regiões, o que fortalece o multilinguismo no Brasil. O que caracteriza o monolinguismo é o fato de que a línguaportuguesa influencia as relações de poder, mostrando que os dialetos são formas erradas de falar português.
O preconceito com as línguas faladas no Brasil só vai acabar quando a população aceitar que onosso país é diferenciado quando se fala em multilinguismo.

2) COMENTE SOBRE AS DIVISÕES LINGUÍSTICAS EXISTENTES NO BRASIL.
R: Existem comunidades que falam outro idioma além do português. É ocaso dos imigrantes, cuja língua do país de origem é falada em casa, mas na escola aprendem e falam em português. A maioria dos imigrantes domina a língua portuguesa, mas também sabem usar a língua dospais. Os indígenas também fazem parte dessa divisão, pois têm seu próprio dialeto, que varia de uma comunidade para a outra, mas que também tem professores de português. Ainda se pode acrescentar olinguajar caipira e o das comunidades urbanas de origem rural.

3) RELATE A REALIDADE INDÍGENA BRASILEIRA, DE ACORDO COM CAVALCANTI (1999)
R: Segundo Cavalcanti, as escolas consideradas bilíngues sãoalheias à educação tradicional dentro da cultura local, mas dependendo do contato que a comunidade tem com a sociedade, pode haver uma proximidade entre as culturas.
Existe um direito asseguradopela constituição de 1988 para a educação bilíngue nas comunidades indígenas, mas isto se tornou realidade apenas em 1991, quando se tornou responsabilidade do governo.

4) QUAL DIFERENÇA ENTRE SER...
tracking img