Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORALISMO:

Na história da educação dos surdos, houve o predomínio do oralismo.

Prioriza a aquisição e o desenvolvimento da fala e visa à integração da pessoa na sociedade ouvinte.

O objetivodessa abordagem é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade, negando, dessa maneira, a surdez, e enfatizando, predominantemente, a aquisição da fala.

Segundo Lacerda et al.(2006), estudos apontam que os surdos, mesmo depois de muitos anos de escolarização, não apresentam resultados acadêmicos satisfatórios e têm baixa escolaridade, ou, como aponta Zanata (2004), poucosalunos surdos usufruíram da escola comum de forma mais específica.

Segundo Skliar (1999), apesar de os surdos se oporem ao oralismo, eles nunca puderam participar das discussões acerca da sua vida:ela sempre foi discutida e decidida pelos ouvintes, desrespeitando seu direito de expressão.

Hoje, o oralismo é muito criticado.

COMUNICAÇÃO TOTAL:

Surgiu na década de 1980.

Permite o uso dediferentes sistemas de comunicação.

Entende o surdo como uma pessoa, e não como alguém portador de uma patologia médica, e entende a surdez como um fenômeno com significações sociais.A comunicação total, como o próprio nome indica, não exclui técnicas e recursos para estimulação auditiva; adaptação de aparelho de amplificação sonora individual; leitura labial; oralização; leiturae escrita. Pelo contrário, segundo Ciccone (1990), prega uma completa liberdade na prática de quaisquer estratégias que permitam o resgate de comunicação, seja por meio da oralidade, dos sinais, dasoletração ou pela combinação desses modos.

Contempla o uso dos sinais, este ocorre na estrutura da língua portuguesa e não na estrutura da língua de sinais.

BILINGUISMO:

Surgiu no finalda década de 1990.

Reconhece a língua de sinais como a primeira língua dos surdos e a língua majoritária como a sua segunda língua, que pode ser desenvolvida nas modalidades escrita e oral....
tracking img