Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Libras
Imagine que você está em um país com língua e escrita muito diferente da sua. Você está atrás de uma parede de vidro. As pessoas falam, gritam e você não entende. Vendo quevocê não entendeu, elas escrevem num papel. Por fim, saem de cara fechada e fazendo sinal que você é bobo. Então? Como você se sentiria?
Essa é a situação vivida por milhares de surdos no Brasil. Sea pessoa é surda, não adianta gritar ou escrever num papel. É preciso falar a língua dela, a língua de sinais.

A surdez.
Vamos considerar como surdez, apenas os casos de perda severa ou profundada audição, e Surdo o individuo que nasceu ou na infância teve perda severa ou profunda da audição. Nesse caso:
A pessoa não conseguirá se comunicar com facilidade, usando a língua falada e em muitoscasos, também a língua escrita.

A Língua de Sinais
As línguas de sinais, não são apenas um conjunto de gestos que os surdos fazem as vezes. É na verdade um idioma. Tem estrutura, gramatica, ummonte de coisas complicadas dos idiomas falados, incluindo sotaques diferentes.
Existem diversas línguas de sinais, sendo a primeira a Língua de Sinais Francesa. A mais difundia é a Língua deSinais Americana (ASL), e no Brasil se usa a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) , sendo essa última a segunda língua oficial do Brasil.

Qual a importância de vocês aprenderem a LIBRAS?
Pensem noseguinte: Há pessoas que falam mau de outras sem conhece-las, isso se chama preconceito. Por exemplo: “Todo alemão é miserável!”; ”Todo negro é bandido” e “Toda loira é burra”. Isso são frasespreconceituosas que não significam a verdade. Quem inventa essas besteiras é por que não conhece o outro grupo de pessoas o suficiente ou não consegue entender sua cultura.
O mesmo é dizer que Língua deSinais é “Língua de Macaco”, que “todo surdo é chato” e que aprender libras é bobeira.
Aprender um novo idioma é aprender uma nova cultura, maneira de pensar e ver o mundo. Isso pode ser de grande...
tracking img