Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I

1.1.1 A HISTÓRIA DA INCLUSÃO NO BRASIL (geral)


CAPÍTLO I

1.1.2 O PROCESSO DA INCLUSÃO
Iniciaremos esta unidade refletindo como está a escola em tempos de inclusão. É possível que você, quando professor, adquira em sua sala de aula alunos surdos; por isso torna – se necessário que você tenha se preparado para atende – lo, garantindo que este tenha uma educação dequalidade.
A educação dos alunos surdos no Brasil, ao longo da sua história, tem sido marcada por muitas controvérsias e poucos resultados positivos, independentemente da modalidade de ensino frequentada, seja classe comum, sala de recursos ou escolas de surdos oralista (DORZIAT, 2006; LACERDA, 2006; PEDROSO, 2011).
Em qualquer uma dessas modalidades, não houve a garantia de resultados acadêmicoscompatíveis com o potencial dos surdos e com o tempo de permanência na escola. A maioria dos surdos, mesmo depois de muitos anos de escolarização, não consegue superar o nível escolar referente às séries iniciais do Ensino Fundamental (Pedroso, 2011).
Neste sentido, o fracasso educacional dos surdos, expresso no índice de escolaridade desses alunos, aparenta geral se declara democrático, mas não tempermitido, na pratica, o acesso ao conhecimento a maioria da população.
O aproveitamento da escola pelo aluno surdo, Lacerda (2006, p.2) apresenta os seguintes dados:
Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passaram pro vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunosouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes.
Para esta autora, a evidencia da inadequação do sistema de ensino às necessidades do aluno surdo demonstra a importância dos caminhos mais amplos e que favorecera o desenvolvimento de suas capacidades.
E Lacerda nos declara que:
Ao final de anos de escolarização, a criança recebe o certificado escolar sem que tenhasido minimamente apreparada para alcançar os conhecimentos que ela teria potencial para alcançar ( em muitos casos, termina a oitava série com conhecimentos de língua portuguesa e matemática compatíveis com a terceira serie). Esta realidade é gravíssima e tem se repetindo no Brasil, a cada ano.
Torna – se urgente intervir e modificar estes fatos. (LACERDA, 2006, p.10).
De acordo com Dias (2006ª) eMcCleary (2006), se a escola se organizar com a intenção de promover o intercâmbio entre as duas culturas: surdas e ouvintes superará o obstáculo da desigualdade.
Nestes sentidos analisamos que a inclusão escolar não é só o aluno em uma sala de aula, mas ir além da busca do conhecimento. Visando caminhos estratégicos para receber esses alunos no ambiente escolar.
Os alunos surdos aoregressar à sala de aula devam encontrar condições que suprem seus desenvolvimentos de capacidade e que se identifique em seu ambiente, visando na valorização de sua cultura. Que a escola seja bilíngue e bicultural.
Desse modo, os alunos surdos se interagem com os alunos ouvintes e não resultará na falta de comunicação e a exclusão socioeducacional.
O currículo é uma peça fundamental para o ensinoeducacional tanto na escola monolíngue e bilíngue, onde sendo compreendido em orientar questões sociais, políticas e culturais nos questionamentos de seus conteúdos.
Afirma-nos Mittler em seu depoimento:
[...] o currículo corrente, a avaliação, os registros e os relatórios de aquisições acadêmicas dos alunos, as decisões que estão sendo tomadas sobre o agrupamento dos alunos nas escolas ou nassalas de aula, a pedagogia e as práticas de sala de aula, bem como as oportunidades de esportes, lazer e recreação (MITTLER,2003, p. 25 ).
A reestruturação da escola em relação aos surdos estar apresentada nos seguintes parâmetros:
* Criar as condições de interlocução entre os professores ouvintes e seus alunos surdos;
* Garantir práticas pedagógicas adequadas aos surdos;
* Viabilizar...
tracking img