Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Público Alvo
Etapa de ensino: ( ) Ensino Infantil (X) Ensino Fundamental
• Perfil da turma
Número de alunos que compõem a turma:
A turma contém 20 alunos de 6 á 8 anos com 1 aluno surdo
• Tema da aula
Jogo de bingo e as responsabilidades do sistema de numeração
• Objetivo
-Melhorar interpretação de números
-Utilizar números redondos como fonte de informação para saber como se lêum número
-Analisar as relações entre a série numérica oral e escrita
• Conteúdos
-Regularidades do sistema de numeração decimal
-Numeração escrita e falada
-Série numérica
• Justificativa
1°etapa
Organize a classe para um jogo de bingo e explique as regras. Depois, agrupe as crianças em duplas (considerando aquelas têm conhecimentos numéricos próximos para favorecer o intercâmbio deideias) e distribua uma cartela de bingo a cada dupla. Comece o jogo sorteando e falando em voz alta os números, sem mostra-los às crianças. Em seguida, peça a elas que tentem localizá-los na cartela. Depois que elas buscarem os números, você pode mostrá-los ou escrevê-los no quadro. É importante estar atento ás discussões que poderão ser promovidas com base nas hipóteses levantadas pelas crianças oudas dúvidas que surgirem nesse momento. Exemplo: se as crianças estão em dúvidas se trinta e cinco é escrito deste modo, 35, ou ao contrário, 53, vale a pena colocar os dois números no quadro e provocar um confronto de ideias e justificativas entre os alunos.
• Desenvolvimento
Flexibilização para deficiência auditiva
1. Faça uma orientação individual, explicando como será cada etapa daatividade. Escolha uma dupla que favoreça sua atuação com autonomia. Ao falar os números em voz alta, dirija-se a ele e estimule sua leitura orofacial. Depois de falar o numero para todo o grupo, mostre-o ao estudante com deficiência para que ele tenha mais uma oportunidade de confirmar se o numero é correto. Mas faça isso só depois de ele ter feito a leitura orofacial.
Nesse momento, as criançascontinuarão trabalhando em duplas com as cartelas de bingo. Uma dupla por ver deverá sortear um numero e fazer a leitura para toda a classe (é importante combinar, antecipadamente, que não poderão ler os números separados – por exemplo, para 23, dizer dois e três). O resto da turma pode oferecer pistas para ajudar as crianças, dizer se concorda ou não com o modo como numero foi dito e localizá-las emsuas cartelas. É necessário que cada dupla possa sortear os números, mas de uma vez para que consiga colocar em jogo as descobertas realizadas no sorteio anterior. Faça a intervenções que colaborem na interpretação do número sorteado, oferecendo como dica alguns números redondos (10, 20, 30...) e questionando se eles ajudam a ler o que foi sorteado. Há outras maneiras de orientar: mostrar o númeroredondo correspondente á dezena sorteada, recorrer a portadores numéricos (calendário, régua ou quadro numérico) como fonte de consulta ou escrever no quadro os números que já foram sorteados e perguntar se eles ajudam.
2. No momento em que ele for falar o número junto com sua dupla, proponha duas estratégias: na primeira, ele retira o número do saquinho, sua dupla diz ao grupo e ele faz oregistro no quadro de controle do jogo, que deverá ficar sobre a mesa do professor. Para a segunda estratégia, você deve desenhar um quadro com dez espaços (como na próxima etapa). Se o número sorteado for 27, o professor faz uma marcação no 20 e o aluno com deficiência mostra ao grupo a posição do 27 para que os colegas digam qual o valor. Estimule que sejam consultados os portadores numéricos sempreque necessário.
O objetivo é que as crianças possam avançar nas regularidades do sistema de numeração apoiando-se em uma tabela vazia (conforme o modelo abaixo) e conte às crianças que, no bingo, são utilizadas tabelas. Ela servirá para localizar coletivamente alguns números. Discutam o lugar que cada um deve ficar.
Diga ás crianças que vocês irão completar o quadro juntos. Comece informando...
tracking img