Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ser professor
Ana Maria Alves Machado

"(...) Ele me ensinou quase tudo o que sei: não só o tesouro oculto nas páginas de cada livro fechado, não só a maravilha de cada pequena ou grande descoberta, não só a comunhão com autores e leitores, mas a sabedoria da vida cotidiana."
"(...) Esse é o verdadeiro mestre: o que não castiga, mas impele, o que não doutrina, mas desperta a curiosidade ea acompanha, o que não impõe mas seduz, o que não quer ser modelo nem exemplo mas companheiro de jornada (...)"
(Lembro-me dele - Lia Luft)


Ensinar é, antes de qualquer coisa, a arte de conduzir conhecimentos, formar, educar e guiar no sentido de transformar o comportamento das pessoas. Nesse ínterim, o papel do professor é o de ajudar os alunosna construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, na compreensão e, também, na emoção de maneira que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais e sociais. Educar é uma ciência e uma arte; uma arte porque não tem regras fixas, ou seja, cada caso é diferente, cada circunstância é única.
O papel do professor na ação de educar, não se limita à absorção passiva deconhecimentos, mas à possibilidade de transformar o sujeito de forma a possibilitar que ele liberte-se do espaço e do tempo presentes, que faça relações mentais na ausência das próprias coisas, permitindo-lhe imaginar, fazer planos e ter intenções, realizar sínteses, tomar posse do fazer/conhecer.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação no Brasil (LDB), o papel do professor, se estende muito além dasimples transmissão de informações. Ele participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, isto é, decide com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir, as metas a alcançar. E isso não apenas no tocante a sua matéria, mas toda a proposta pedagógica.
A LDB pondera sobre a elaboração e o cumprimento do plano de trabalho, trazendoà tona a organização do professor e a objetividade no exercício de sua função. No tocante à aprendizagem dos alunos, fala em zelo no sentido de acompanhamento dessa aprendizagem, que se dá de forma heterogênea, individual. Zelar é mais do que avaliar, é preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de aprendizagem e insistir em outros mecanismos que possam auxiliar osalunos enquanto elemento base do processo ensino/aprendizagem. O professor só conseguirá fazer com que o aluno aprenda se ele próprio continuar a aprender através da sensibilidade pedagógica de que deve imbuir-se todo educador.
De acordo com Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto": "A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista naequipagem das escolas, em laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol - sem negar a importância de todo esse instrumental -, tudo isso não se configura mais do que aspectos materiais se comparados ao papel e à importância do professor.”
Chalita também acredita que pode-se ter todos os poemas, romances ou dados no computador, como há nos livros, nasbibliotecas; pode-se até haver a possibilidade de se buscar informações pela Internet, cruzar dados num toque de teclas. Tudo isso tornar-se-à ineficaz se a todo esse aparato faltar a emoção humana, o olhar atento do professor, sua gesticulação, sua fala, seu posicionamento frente à interpelação do aluno, suas ações no sentido da construção coletiva do conhecimento, a sua necessária intervenção enquantoagente promovedor de experiências positivas no universo de desafios da aprendizagem.
Desde os tempos do auge da cultura grega, aquele que se propõe informar e educar assume um papel de importância vital para o amadurecimento da sociedade e difusão da cultura. O gregos antigos, principalmente nas escolas de Sócrates, Platão e Aristóteles demonstram a habilidade que os pensadores possuíam para...
tracking img