Libras no processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AJES- INSTITUTO SUPERIOR DO VALE DO JURUENA
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL












LIBRAS NO PROCESSO EDUCATIVO








LAUDI DE CARVALHO SILVA FREITAS








ARAPUTANGA-MT/2012





A LIBRA NO ÂMBITO ESCOLAR

A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM COM A INSERÇÃO DA LIBRA PARA O ALUNO SURDO.



TRABALHOAPRESENTADO COMO AVALIAÇÃO E, OU COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORARIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL, DA FACULDADE AJES- INSTITUTO SUPERIOR DO VALE DO JURUENA, DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO PROCESSO EDUCATIVO.
PROFESSORA ESP. GRAZIELA CHRISTINE DA SILVA







ARAPUTANGA-MT/2012





INTRODUÇÃO


Este relatório visa descrever o meuentendimento sobre a aula dos dias 17 e 18/03/2012, do curso de Psicopedagogia com Ênfase em Inclusão Social e Educação Infantil, da Disciplina: Libras no Processo Educativo, ministrada pela professora Esp.Graziela Christine da Silva, que fala sobre importância da Libras (Língua Brasileira de Sinais), na educação do surdo, pois a utilização da Língua de Sinais, vem sendo reconhecida como o caminhonecessário para uma afetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no entendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produtos de interação das pessoas que se comunicam, não de forma oral, mas visual e tem como objetivo divulgar os benefícios da integração de crianças surdas nas escolas regulares, para que as mesmas se socializem e interajam com a diversidade desde cedo. Enfatizamos aimportância do apoio da família nesse processo para que o mesmo ocorra de maneira satisfatória.
Tivemos como metodologia aula expositiva, leitura de textos teóricos, textos em Libras, dinâmicas em grupos e nossa avaliação foi à participação nas aulas e debates em grupos para melhor compreensão da Libras.
























DESENVOLVIMENTO




"Eles podem não sernormais dentro do nosso conceito de normalidade. Mas convenhamos, são absolutamente naturais".

Gilberto de Pierrô.
Surdez. O que é Surdez? De acordo com Aurélio Buarque de Holanda, Surdez tem, entre outros, os seguintes significados:
Qualidade ou doença de quem é surda.
Falta ou perda absoluta, ou quase completa do sentido da audição, surdidade.
No livro de Levítico, 19.14, estáescrito: “não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego” (BÌBLIA SAGRADA). A integração da criança surda na escola regular tem como principal vantagem, a habituação tanto dos surdos quanto dos ouvintes de viverem no mesmo ambiente, a criação espontânea do respeito mútuo, fazendo com que a criança surda possa se tornar um adulto integrado na sociedade, sem necessariamente carregar o estigmade pessoa incapaz e assim interagir normalmente no ambiente que faz parte.
Se a criança dispõe de uma educação que, a prepare desde o inicio para conviver numa sociedade em que em sua maioria é composta por ouvintes, esta será melhor e mais facilmente integrada na nesta sociedade.
A inclusão da criança com surdez na escola regular requer uma boa preparação tanto do aluno quanto da escola, paraque ambos se sintam capacitados a participar dessa integração. Também, não se pode "jogar" a criança surda em uma escola ou em uma classe comum de qualquer maneira, é preciso proporcionar às mesmas, meios necessários para que se desenvolvam cognitivamente. Cabe a escola e aos professores estarem sempre buscando meios para melhor atender essas crianças.
A linguagem é tão essencial para o serhumano que, apesar de todos os empecilhos que possam surgir no estabelecimento de relações através dela, os seres humanos buscam formas de satisfazer tal natureza.
Tendo em vista que as crianças surdas dotadas de capacidades mentais necessitam do desenvolvimento da linguagem, até os dias de hoje há pesquisas que procuram um meio de garantir esse desenvolvimento da linguagem em crianças surdas,...
tracking img