Libras na formação do professor

A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Maximiana Antônia da Silva

Trabalho de Graduação
Centro Universitário Leonardo daVinci – UNIASSELVI
Pedagogia – (PED.6281)
12/11/10

RESUMO

O presente artigo: A Importância da Libras na Formação do Professor, tem por objetivo analisar a atuação dos professores do ensinoregular junto aos alunos surdos; como agem a escola e seus educadores uma vez que todos tem direito à educação, partindo da história da Libras, suas instituiçoes, a língua em si inserida a partir do Decretonº 5.626 que inclui a Libras como disciplina curricular obrigatória. Como os professores se sentem ao depararem com um aluno surdo em sua sala de aula; a escola está preparada para essa inclusão?Qual a participação do intérprete em sala de aula; isso é bom para o aluno e para o professor?

Palavras - chave: Professor; Libras; Surdo.

1 INTRODUÇÃO

Falar sobre LIBRAS – a Língua Brasileirade Sinais é de vital importância na educação atual onde muito se fala em inclusão. A partir de uma experiência pessoal como professora foi que parei para refletir sobre as circunstâncias que envolvemo ensino-aprendizagem do aluno com deficiência auditiva.
A Libras começou a fazer parte da minha vida a partir do momento em que me deparei com um aluno portador de deficiência auditiva em minhasala de aula, senti dificuldades em me comunicar com essa criança, pois não conhecia a língua de sinais.
Por intermédio da direção da escola, fui encaminhada ao Instituto Felipe Smaldone onde obtiveinformações de como lidar com esse aluno e o que vinha a ser a Libras e suas particularidades.. A partir desse episódio fui à procura de informações, aprendizados e cursos sobre a língua de sinais.Conversando com outros colegas, percebi que assim como eu, muitos professores estavam na mesma situação que a minha e quantos destes estavam qualificados para lidar com esta inclusão.
A presença de...