Libras aula tema 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ



CURSO DE PEDAGOGIA 2º SEMESTRE/2012



LIBRAS







[pic]












Faculdades Anhanguera de Jacareí

LIBRAS quer dizerLinguagem Brasileira de Sinais tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. Podemos dizer que está é uma linguagem da comunidade surda, ou que é a língua materna dos brasileiros com surdez. Os sinais, nãosão gestos ou mímicas, possui estrutura própria, o que é denominado palavra na língua oral-auditiva, em LIBRAS denominamos de sinais, que é diferenciado pela sua modalidade visual-espacial.
Ossinais não são universais, todos os países têm a sua própria forma de comunicação, e esta sofre influencia da cultura nacional e regional. Os sinais são formados através das combinações de movimentosdas mãos e do ponto no corpo onde são feitos.
Há sinais que são feitos sem movimentos e outros que são iguais, o que os diferencia é o ponto do corpo onde são iniciados. As expressões faciais ecorporais auxiliam na execução dos movimentos e é de extrema importância para que se faça entender e se entenda o que é dito.
A lei n° 10.436 de 24 de Abril de 2002, reconhece como meio legal decomunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais. Nela consta todos os direitos e deveres das instituições no que diz respeito a LIBRAS.
Enfim, a comunicação é um direito de todos, seja ela qualfor. Cabe a todos nós trabalhar a inclusão das pessoas surdas e mudas e não deixar para que as escolas façam isso. É uma forma de praticar a cidadania e deixar o preconceito de lado e praticar acomunicação com todas as pessoas.
Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.Atividade de auto-desenvolvimento AULA 3: Conversação básica em LIBRAS: pessoas, família e corpo humano.

[pic]

Sinal A: Namorado/a
Sinal B: Irmã
Sinal c: Filho

Bibliografia...
tracking img