liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
    O conceito de liberdade por spinoza

              Spinoza tinha sua concepção de liberdade que defendia o determinismo, isto é, quando tudo é determinado por uma causa que não poderia ser diferente do que é. Para ele, tudo é regido por leis naturais, inclusive as ações e pensamentos humanos. E, Dentre os estados mentais humanos há o desejo, esforço de cada indivíduo que preserva eaumenta o próprio poder de agir. Para Spinoza, como os indivíduos podem agir ou ainda se apaixonar, eles podem ser parcialmente a causa das suas ações ou sofrer a ação de outros indivíduos. Quanto mais um indivíduo é causa das suas próprias ações, mais ele é agente e quando o inverso acontece, mais paciente. Como percebemos, a compreensão da teoria de Spinoza da liberdade humana passa pela distinçãoentre a determinação de um indivíduo por outro e a autodeterminação ou seja, quando as suas ações partem cada vez mais de si mesmo. Com isso, a caracterização da liberdade humana estaria na autodeterminação. Para buscarmos a liberdade, deveríamos procurar sempre agir com a razão, fazendo o bem para nós mesmos. Muitas vezes achamos que estamos tomando a medida certa mas na verdade podemos estarerrados, não tendo pensado com razão. Spinoza acreditava que só a natureza pode ser totalmente livre,sendo causada apenas por si mesma e nunca por outra coisa.Porém, como o ser humano pode autodeterminar-se, se na verdade há sempre influências naturais regendo seus próprios desejos e assim consequentemente suas próprias ações? Este seria portanto, o paradoxo da sua concepção.
    Pessoalmente, acreditoque ser livre é escolher entre as possibilidades e influências que temos, a que seria ideal para cada um de nós. Ser livre para escolher entre coisas é o que torna nossas vidas complexas e variantes de pessoa para pessoa. É bastante óbvio que a natureza nos influência a agir de certa maneira mas há inúmeras outras influências sociais e possibilidades. Por exemplo, há a possibilidade de duaspessoas de sexos diferentes se relacionarem sexualmente mas também há a possibilidade de pessoas do mesmo sexo. Na minha concepção é livre quem escolhe dentre as possibilidades a que mais tem relação consigo mesma, e quando o contrário acontece, você está deixando de ser livre e deixou de ser a causa de suas próprias ações e passou a adquirir a causa de outros indivíduos nas suas ações.






Aliberdade segundo Spinoza
O filósofo Baruch Spinoza defendeu uma filosofia radicalmente determinista, segundo a qual tudo ocorre por uma causa definível. Mas, ao mesmo tempo, ele disse que nós, humanos, podemos ser livres. Como isso é possível? Como veremos, a compreensão da teoria spinozana da liberdade humana passa pela distinção entre a determinação de um indivíduo por outro e aautodeterminação, e pela caracterização da liberdade humana como autodeterminação, não como livre-arbítrio.

Para Spinoza, tudo o que é, é necessariamente. Ou seja, nada poderia ser diferente do que é. Usualmente imaginamos que há contingência, que algumas coisas poderiam ser diferentes do que são. Mas, para Spinoza, nada disso é possível, e só a ignorância nos faz imaginar que possa haver contingência.Inclusive aquilo que consideramos como sendo nossa vontade livre não é mais do que nossa ignorância do que nos determina a agir.

Para Spinoza, as ações e pensamentos humanos são regidos pelas leis naturais, assim como tudo o mais que existe ou faz parte da natureza. Dentre os estados mentais humanos encontramos os desejos, os quais são instâncias do conatus, isto é, do esforço de cada indivíduo(humano ou não) para preservar-se e para aumentar o próprio poder de agir.

Indivíduos podem agir, sendo causas, ou podem ter paixões, isto é, sofrer a ação de outros individuos. Quanto mais um indivíduo é a causa das suas próprias ações, mais ele é agente. Quanto mais ele sofre paixões, ou tem suas ações causadas por outros indivíduos, mais ele é paciente. Assim, por ter conatus, cada indivíduo...
tracking img