Liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE

CURSO EFA

2010/2011

ÁREA – CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE

NG 1 DR 1

TEMA : LIBERDADE E RESPONSABILIDADE PESSOAL

[pic]

TRABALHO ELABORADO POR:
FILIPE ESTEVÃO

1.1 Na minha opinião a liberdade pode ser interpretada das formas mais variadas dependendo de cada indivíduo. Para mim, o conceito da liberdade passa por os cidadãos terem, autonomia,poder de decisão, dar a sua opinião, exercer os seus direitos em pleno. Associada à liberdade, está também a noção de responsabilidade, já que o acto de ser livre implica assumir o conjunto dos nossos actos, e saber responder por eles.

2.1 A nossa liberdade pode ser limitada por vários fatores e condições, podendo-se analisar desde a relação familiar às atitudes dos governantes.
Relaçãofamiliar: muitos hoje são vítimas de maus tratos, perseguições por parte dos próprios membros da família. As maiores vítimas são as mulheres, por serem ameaçadas de várias formas. Muitas destas mulheres privam - se de ter amizades, diversão, fazer passeios e ter convívio com outras pessoas por causa das intimidações que sofrem dos maridos.
Outro aspecto relacionado à família são os filhos pequenos,neste caso a limitação da liberdade acontece na maior parte das vezes. Geralmente, após ter uma criança, os pais deixam de lado o excesso de diversão que tinham para dar mais atenção à criança. Outro fator que pode limitar nossa liberdade é as determinações judiciais. Quando uma pessoa está a ser processada, a sua liberdade é limitada até que o caso seja resolvido.
Há também as perseguiçõesreligiosas. Existem países em que membros de algumas religiões sofrem ameaças por causa de suas crenças. A sua liberdade é limitada, pois não podem promover as suas crenças e doutrinas.
Outro factor que nos devemos lembrar é o climático. Em determinadas regiões o frio é tão intenso que se torna prejudicial à nossa saúde. De qualquer forma, isso também influi na nossa liberdade, além dos desastresnaturais que também a limitam, e muito.
Pode-se também destacar o pior dos fatores: a violência, que no caso da mulher dizemos que é qualquer ato ou conduta baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico na mulher, tanto na sociedade privada ou na sociedade pública. A violência contra a mulher ocorre, geralmente, em locais onde ela deveria estar protegida (comodentro de casa, por exemplo), e é praticada, na maior parte das vezes, por quem ela confia (ou confiou) e ama (ou amou).

2.2 Na minha profissão, o meu bem-estar é condicionado todos os dias, pois sendo Bombeiro Profissional, tenho o dever de comparecer sempre que sou solicitado, tendo de deixar família e amigos para trás. Ainda não há muito tempo, tinha combinado em ir jantar a um restaurante coma minha mulher e a minha filha, mas quase á hora de sair do trabalho apareceu um serviço para o Porto, então deixei a minha familia pendurada, para ir prestar auxílio a pessoas que nem conheço.

3.1 A liberdade, de uma certa forma, não é absoluta. Esta está condicionada pela responsabilidade e implica que sejamos responsáveis pelos nossos actos na forma como actuamos. Temos que ser capazes deassumirmos as consequências dos actos praticados.
A responsabilidade implica uma escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.
Por exemplo, a vida profissional de um trabalhador depende do seu patrão, a liberdade daquele está limitada às suas decisões. Mas este a todo o momento pode dizer “não” a uma ordem e quando o faz, pratica um acto de liberdade, masisso pode custar-lhe o emprego.

4.1 A importancia destes valores civicos depende da forma como a sociedade esta baseada para os desenrolar, temos de os ter sempre presentes dominá-los nas novas gerações, porque se assim não for a sociedade encontrar-se-á mais difícil de introduzi-los na sociedade de hoje.
Nas organizações da sociedade civil, como igrejas, familia, sindicatos, associações de...
tracking img