LIBERDADE DOS JOVENS: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS JOVENS NÃO SEGUIREM A PROFISSÃO DOS PAIS AGRICULTORES.

407 palavras 2 páginas
LIBERDADE DOS JOVENS: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS JOVENS NÃO SEGUIREM A PROFISSÃO DOS PAIS AGRICULTORES.
Oliveira, L. P.
A busca por alimentos saudáveis, sem resíduos de agrotóxicos, ou até mesmo alimentos orgânicos obteve um significativo aumento nos últimos anos. Juntamente com esta busca, a procura por mão-de-obra qualificada também aumentou, com a alta demanda, a agricultura familiar foi forçada a melhorar a qualidade de seus produtos para competir com o mercado agroecológico e orgânico.
Agricultores com idades avançadas e com pouco ou nenhum conhecimento técnico para melhorar a qualidade dos frutos ou hortaliças colhidos e conseguir competir no mercado atual enviam filhos ou netos que já trabalham no campo para adquirir esse conhecimento técnico em escolas técnicas, cursos ou universidades. Após o período de estudos, os filhos ou netos destes agricultores retornam ao campo, melhoram a qualidade dos produtos e potencializam a produção.
O modo dos jovens de seguir a profissão dos pais agricultores estudando para adquirir o conhecimento técnico para administrar, melhorar e potencializar a produção da fazenda ou da lavoura dos pais gera um aspecto positivo socioeconomicamente falando. Também existem os que crescem na lavoura com os pais, e acabam por comprar sua própria terra, se casam, moram perto dos pais e começam a viver da agricultura, também é um aspecto positivo.
Jovens que não seguem a profissão dos pais agricultores geralmente não participam das atividades no campo desde sempre. Isso pode ser considerado um aspecto negativo, pois agricultura familiar é uma cultura hereditária, passada de pai para filho, quando um jovem resolve trilhar outro caminho, os pais, que eram agricultores geralmente se aposentam, e param com as atividades agronômicas.
Quanto aos aspectos positivos e negativos dos jovens não seguirem as profissões dos pais agricultores, vai depender da posição econômica e social do agricultor.
ASPECTOS POSITIVOS
Podem não haver

Relacionados