Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. - O Liberalismo Clássico tinha como objetivo retirar o Estado do domínio da Igreja, trazendo ideias liberais. Esse, portanto, tinha domínio integral sobre todas as esferas públicas dentre elas aeducação. Já o neoliberalismo tem como objetivo central da não inferência do estado na economia, e limita seu controle sobre a educação; ficando portando responsável apenas pelo ensino fundamental, quepor sua vez é o que menos necessita de verbas e transformando o aluno em uma mera mão de obra para o mercado consumidor.
- O neoliberalismo expressou uma diminuição nos recursos voltados aeducação, diminuiu a responsabilidade do Estado na educação ficando responsável apenas pelo Ensino Fundamental, um ensino rápido e barato considerado como eficiente, a formação voltada para aprofissionalização, privatização do ensino, aumento do número de matrículas, como estratégia de marketing, aceleração das aprovações para desocupar vagas, agravando assim a qualidade do ensino, mais mão de obra e menosconsciência crítica, privatização das universidades, transferência das competências federais para os estados e municípios.
- O neoliberalismo propõe uma mínima participação estatal nos rumos daeconomia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura daeconomia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas contra o protecionismo econômico; desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento dasatividades econômicas; diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; posição contrária aos impostos e tributos excessivos; aumento da produção, como objetivo básico para atingir odesenvolvimento econômico; contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; a base da economia deve ser...
tracking img