Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liberalismo
A situação ocorre por toda a Europa, por volta de 1688. Durante o reinado do rei Jaime, II, na Inglaterra, a burguesia e a nobreza se mostram descontentes com o seu monarca. O parlamento inglês, com medo da instalação de uma ditadura, começa a Revolução Gloriosa, em 1669.
Do lado da nobreza, Guilherme de Orange , príncipe holandês, derrota o então rei Jaime II, e assina o “Bill ofRights” , que determina, além de tudo, o poder do Parlamento de legislar sobre os tributos.
A revolução Gloriosa foi o marco que pôs fim ao absolutismo na Inglaterra, e instaurou a monarquia constitucional, que favorecia os burgueses e os proprietários de terras, considerados como a base da economia inglesa por muitos economistas. Movimentos Revolucionários como esse, ocorreram por toda a Europano final do século XVII. Na França principalmente, com a Revolução Francesa, ocorre o fim do governo absolutista e inicio de uma nova era política.
O liberalismo econômico surge com o fim do mercantilismo. Em uma época onde estabelecer novas doutrinas era necessário devido ao crescimento acelerado do capitalismo (que possuí suas raízes no sistema Absolutista), o liberalismo defende a emancipaçãoda economia de qualquer interferência externa, pois, para se desenvolverem, as atividades comerciais e industriais devem ter liberdade para que ocorra um grande acumulo de capitais. Adam
Smith , autor do livro “A Riqueza das Nações”, cita em sua teologia os princípios do liberalismo econômico.
Para o economista, a maior fonte de riquezas para uma nação é o trabalho livre (sem nenhum reguladorou interventor), já que o próprio mercado possuía a chamada “mão invisível” – um “mecanismo” que traz os benefícios para a sociedade, e existe a lei da oferta e da procura. Smith foi um dos primeiros a tratar a economia como uma nova ciência.
Thomas Paine foi outro pensador inglês (posteriormente se mudou e deu nome aos Estados Unidos da América) a defender o liberalismo. Seus objetivos eram ode mover a população, e conscientiza-la sobre as realidades do mundo.
Em suas teorias, encontra-se uma ligação entre os direitos naturais e direitos do homem. Paine foi o primeiro a escrever sobre eles em “Direitos do Homem”, onde, com base no direito natural, negava qualquer diferença entre os homens, e dizia que as revoluções que ocorriam pelo mundo (Gloriosa, da América, e da França) são fatosnaturais que , com a combinação de moral e felicidade política, trariam um sistema de princípios universal verdadeiro, o sistema Capitalista.
Paine utiliza o direito natural como a base do poder civil, defendendo a tese que a resistência dos cidadãos frente a qualquer governo que não focalize a vontade do povo (como no caso do absolutismo) é algo necessário para a constituição de uma naçãodesenvolvida.
As ideias de Paine culminaram na afirmação do direito natural pelo mundo. Assim, o pensador britânico se destaca como importante figura da passagem da era absolutista para a era capitalista. Suas ideias, foram capazes de agradas liberais e socialistas por possuir um dialogo que visava a valorização dos princípios de igualdade e individualidade. Assim, Paine buscou racionalmente protegersocialmente cada individuo, sem colocar suas liberdades e interesses em risco. Assim surgia uma sociedade mais justa.
Com o fim dos antigos regimes, e a instauração do Liberalismo econômico e político nos Estados Nacionais Modernos, novos objetivos são impostos aos estados: a defesa da propriedade privada, a liberdade econômica , a mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação ea Igualdade perante a lei para todos.

Absolutismo
O absolutismo foi um movimento político marcante para o desenvolvimento do liberalismo. Apesar de muitas ideias contraporem o ideal liberalista, que também defendia os direitos naturais do homem, o movimento absolutista dominava a economia, o exército e a justiça. Implantado após o feudalismo, o absolutismo é o primeiro sistema de governo...
tracking img