Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Liberalismo e o Marxismo em relação à Economia Política, Sociologia e Ciências Políticas abordam tais influências de um modo em que...


O pensamento liberal teve início na idade média e no pós-idade média na Europa com o intuito de buscar melhorar a vida das pessoas da época e após a revolução francesa o liberalismo ganhou força e passou a ser o sistema político-econômicooficial na maior parte dos países. Entretanto, diversas revoluções contra o liberalismo e o sistema capitalista, mais especificamente, a revolução Russa, pôs fim ao liberalismo na Rússia e implantou o socialismo criando a poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Enquanto isto, do outro lado, o liberalismo foi à base para a criação da maior democracia do mundo, os Estados Unidos.Após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre o sistema liberal capitalista liderado pelos Estados Unidos e o sistema socialista liderado pela União Soviética, o período onde os liberalistas e socialistas disputaram o controle do mundo ficou conhecido como guerra fria. Com o passar dos anos o sistema socialista mostrou-se incapaz, enquanto o capitalismo liberal progredia melhorando avida das pessoas das mais pobres as pessoas mais ricas e com a queda do Muro de Berlim em 1989 representou oficialmente a derrota do socialismo e o liberalismo passou a dominar o mundo.
O pensamento marxista...








1. O LIBERALISMO

O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual e começou a se fortalecer após as décadas de 1830-1840, que seestende nos campos econômico, político e religioso, contra o forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
O pensamento liberal defendia a ideia de que o homem tinha toda sua individualidade antes de viver em sociedade. Desta maneira, o indivíduo faz uma relação entre sua ética e a sociedade.
O modo como o homem passa a equilibrar a si mesmo e o seu meio social é através da razão. Arazão consistia na habilidade do homem de compreender todo o mundo à sua volta e assim estabelecer formas mais úteis e inteligentes de buscar seus interesses. Essa mesma razão é o passo para o conhecimento e em sociedade, a razão, iria auxiliar na construção das melhores instituições, práticas e técnicas.
Além de construir uma imagem positiva do individuo, atribui à ideia de igualdade entre todos,porém o homem só pode agir segundo sua própria razão, para garantir a defesa de sua liberdade. E esse é o eixo central do liberalismo, que critica todo e qualquer ato que promova a desigualdade ou a privação à liberdade.
No aspecto político, o liberalismo vai demonstrar que um regime monárquico, comandado pelas vontades individuais de um rei (monarca), não pode efetivamente garantir àliberdade. No momento em que a vontade do rei subjuga o interesse de um grupo social o Estado Monárquico impediria os princípios de liberdade e igualdade.
Dessa forma, o governo deveria representar a vontade de uma maioria. Somente pela via democrática, concretizada pelo voto, o Estado poderia funcionar como representante dos interesses coletivos. As leis seriam uma espécie de contrato, pois segundoLocke, o Estado de Natureza era muito bom, predominava a liberdade total, a independência e a razão, não havia caos. Ele afirmava que o humano nasce como uma página em branco e ia sendo moldado, porém ele dizia que havia um problema na propriedade privada, pois ele associava com trabalho; uns utilizavam a sua liberdade para ser livres, enquanto que outros transformavam a propriedade da natureza e estaspessoas se tornavam donos dessa nova terra, dessa transformação do trabalho. Contudo, o Estado surgia, pois Locke era contratualista e o Estado surge como um contrato entre homens livres para defender sua propriedade privada, não abandonando seus direitos naturais, pois para Locke o Estado é quem defende esses direitos naturais do individuo e zela pela segurança e não intervinha na economia,...
tracking img