Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIBERALISMO CLÁSSICO

É um ideal político que defende a maximização da liberdade individual, mediante do exercício do direito e da lei. Ele defende tão somente uma sociedade que se caracteriza pela livre iniciativa integrada num contexto totalmente definido. Esse contexto inclui livre concorrência econômica, liberdade de expressão, cumprimento das leis e logicamente um governo democrático.LIBERALISMO ECONÔMICO

O Liberalismo econômico leva ao estigma da total autonomia da economia, que não pode sofrer nenhuma autonomia do Estado. Em 1929, essa autonomia foi quebrada com a crise ficando então provado que a crise poderia ser: autonomia em virtude de mega fusões e monopólios, formando holdings, cartéis e etc. O Neoliberalismo Econômico foi implantado a partir daí, auxiliando o fim dacrise, sendo chamado de NEAL DEAL.

LIBERALISMO SOCIAL

O Liberalismo Social, ou novo liberalismo, desenvolvido no início do século XX, que vê a liberdade individual como o principal objetivo.
Em decorrência disso, os liberais sociais são os mais fiéis defensores do direito civil e humano.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------Os dez princípios do Liberalismo Clássico
I. Liberdade
O número um é que a liberdade é o valor político fundamental. Temos muitos valores políticos, porque nos importamos com a família, com a religião. Mas quando a questão é uma decisão política sobre o que o governo deve fazer, liberais clássicos tem um padrão claro de raciocínio: isto aumenta ou diminui a liberdade do indivíduo? O governodeve agir somente para prevenir danos a terceiros.

II. Individualismo
Segundo princípio, individualismo. Sustentar que o indivíduo é mais importante do que o coletivo. Não devemos sacrificar os interesses dos indivíduos por aquilo que algumas pessoas chamam de “o bem comum”, que é o centro das atenções do comunismo e do fascismo para os quais o indivíduo não importa. Todo indivíduo importa etodo indivíduo merece respeito.

III. Ceticismo quanto ao Poder
Poder é a habilidade de fazer outras pessoas fazerem o que você quer, e que de outro modo elas não fariam. O governo, por exemplo,  frequentemente afirma que “estamos forçando você a fazer isso porque é do seu próprio interesse fazê-lo”. Mas, estamos cientes de que quando pessoas no poder fazem isto, é porque é benéfico para elasmesmas. Liberais clássicos acreditam que a melhor pessoa para satisfazer os interesses dos indivíduos é o próprio indivíduo. Podemos recomendar coisas, mas no final das contas é o indivíduo quem deve decidir pelos seus próprios interesses. Outras pessoas não deveriam forçá-lo a fazer coisas que ele não quer.

IV. Império da Lei
Esta é a ideia de que há alguns princípios fundamentais pelos quaisdevemos examinar o que o governo faz as ações do governo. Algo que, por exemplo, a Suprema Corte às vezes burla quando cria certas legislações e passa para o Presidente ratificar, porque seu conteúdo vai contra certos princípios incorporados à Constituição. Liberais clássicos acreditam que os princípios do império da lei devem ser aplicados a tudo que o governo faz em qualquer lugar do mundo.
Umexemplo é a igualdade perante a lei. As pessoas devem ser tratadas da mesma maneira, independente de sua raça, gênero, religião, classe social ou orientação sexual. É por isso que liberais clássicos sempre se opuseram à ideia de que as leis devem tratar brancos e negros de maneira distinta.
V. Sociedade Civil
A sociedade civil é composta daquelas organizações voluntárias que estão entre o indivíduoe o Estado. Liberais clássicos acreditam que a maioria dos problemas sociais podem ser resolvidos mais efetivamente através destas associações voluntárias, como a família, a igreja, as instituições de caridade. Por que elas têm o conhecimento sobre os indivíduos com as quais elas lidam. A sociedade civil é muito mais eficiente do que as burocracias do governo e regras inflexíveis que não podem...
tracking img