Liberalismo x protecionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Liberalismo
Denomina-se livre cambismo econômico, ou liberalismo, a doutrina pela qual o governo deveria limitar-se à manutenção da lei e da ordem e remover todos os obstáculos legais emrelação ao comercio e aos preços.
Um nome muito importante que defendia o liberalismo, Adam Smith, dizia que o liberalismo permitiria a liberdade individual, a melhor utilização dos recursos e ocrescimento econômico da nação.
O liberalismo permitiria a livre troca de produtos internacionalmente, os quais seriam vendidos a preços mínimos.
Como conseqüência haveria uma maior interdependênciainternacional, pois a tese do liberalismo defendia que como os recursos naturais não eram distribuídos de forma regular, um país teria mais facilidade do que outro em produzir determinado produtodevido ao acesso fácil a recursos presentes em grande quantidade em seu território e escasso para o outro país.
O liberalismo criaria desigualdade de riquezas e de oportunidades econômicas entreos países.

Protecionismo
Na filosofia do protecionismo cabe ao Estado um papel preponderante no controle das atividades econômicas. Ele controlaria a entrada e saída de mercadorias e fatoresde modo a condicioná-los a uma política de desenvolvimento.
Há três tipos de protecionismo: o agressivo, o acidental e o moderado.
Agressivo: Quando uma nação rompe todos os laçosinternacionais, não aceitando nenhum produto estrangeiro, às vezes rejeitam até produtos que não são capazes de produzir.
Acidental: Aplicado pelas nações diante a ameaça de dumping por uma empresainternacional.
Moderado: Não se fazem proibições ou não se levantam barreiras senão as necessárias ao desenvolvimento do país.

Conclusão
Podemos apenas dizer que ambos possuem qualidades edefeitos e que o campo de aplicação de uma ou outra varia no tempo e no espaço.

Referencia:
Ratti, Bruno – Comércio Internacional e Câmbio – 10ª Edição – 2001 – Ed. Aduaneiras – Pag. 375 –...
tracking img