Liberalismo e democria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS FILOSÓFICOS
DOCENTE: MELISSA
DISCENTES: AMANDA CARVALHO, CAROLINE DIAS, CECILIA ANDRADE, DÉBORA MENEZES, MANUELLA RAMOS E SABRINA DIAS. - NOITE

FEVEREIRO/2013
LIBERALISMO E DEMOCRACIA

INTRODUÇÃO
Este texto é produto de uma análise a respeito do tema Liberalismo eDemocracia proposto para seminário a ser apresentado na presente data. Foi tomado por base o texto indicado do livro “Filosofando” das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins articulado com o conteúdo do texto de escolha do grupo do autor Norberto Bobbio do livro “Liberalismo e Democracia”.
Este trabalho se propõe a definir, conceituar historicamente e contextualizar o tema,citar alguns pontos de concordância e divergência entre liberalismo e democracia, traçar um paralelo entre as ideias apresentadas nos textos dos autores e demonstrar um olhar crítico através da utilização da charge de Angelí, como objeto de referência justificando sua escolha, indagando se existe um exercício pleno da democracia.

LIBERALISMO

O liberalismo surgiu ao fim do século XVII como umpensamento para corroborar as transformações advindas do modo de produção capitalista, e mais que isso: criar bases políticas legítimas para o desenvolvimento de tal sistema.
O liberalismo parte do principio da igualdade humana: todos nascem com as mesmas faculdades, possuem as mesmas possibilidades, podem recorrer à Justiça caso se sintam ameaçados, o fracasso é fruto exclusivamente da culpa doindivíduo. Assim, o modo de vida burguês não seria injusto, ao contrário, firmaria a igualdade entre os homens.
Aqui, a liberdade é algo disponível a todos, desde que atinjam os pré-requisitos econômicos e educacionais, por exemplo, necessários.
O liberalismo defende um Estado garantidor dos direitos civis e não intervencionista na economia, ou seja, o Estado de Direito, onde o mesmo écontrolado por leis e constituições, e Estado Mínimo, que significa a diminuição das funções estatais na economia em preconização das privatizações.
Aos olhos do Antigo Regime o Liberalismo é radical, já pela democracia é visto como conservador.


DEMOCRACIA

A formação da palavra democracia tem origem de demos (povo) e kratos (poder), ou seja, seria poder do povo ou poder no povo.
O termo democraciasurgiu na Grécia Antiga, Aristóteles foi o primeiro a identificá-la e utilizá-la. O termo explicava a forma pela qual as resoluções políticas eram tomadas: os homens livres (mulheres e escravos não tinham esse direito) se reuniam em uma praça e ali discutiam e decidiam, todos com direito de expressar sua opinião e proposições . Esta democracia, atualmente, é chamada de democracia direta, já quetodos falavam e todos decidiam.
Durante a Idade Média o termo democracia e sua prática caíram no desuso, nessa época os servos (maioria) eram subalternos aos senhores feudais (minoria). Já no século XVIII, com as revoluções burguesas contestando o Absolutismo, as ideias democráticas foram um ponto central nos discursos burgueses. No entanto, a democracia defendida por eles não era a mesma davivenciada na Grécia, agora visavam a democracia representativa, onde o cidadão terá sua participação política através do voto, que elegerá seus representantes para as atividades efetivamente políticas.
A democracia representativa é mais vivida, senão única, atualmente. Nesta, o cidadão tem seu poder político limitado ao voto, que se destina a poucos candidatos. Em vista do grande sistema político noqual os homens estão submersos, o direito somente ao voto é muito pouco, voto esse que inúmeras vezes é influenciado pela mídia, ou seja, os partidos ligados aos interesses dominantes são os vencedores nas eleições.
Além de todas essas dificuldades enfrentadas pelos cidadãos na democracia representativa, os representantes escolhidos são flagrados em níveis de corrupção assustadores, como foi o...
tracking img