"Liberalismo e democracia", de norberto bobbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Liberalismo e Democracia", de Norberto Bobbio (texto complementar 1):

1- Exponha a maneira pela qual Bobbio define os termos “liberalismo” e democracia (primeiro capítulo).
2- Explique por que,segundo Bobbio, o jusnaturalismo é um pressuposto filosófico do liberalismo (segundo capítulo).
3- Explique o conceito de “contratualismo moderno”, relacionando-o com a idéia de individualismo(segundo capítulo).
4- Explique a relação exposta por Bobbio entre “Estado limitado” e “Estado de Direito” (terceiro capítulo).

Respostas
1 – Para N. Bobbio o liberalismo é a idéia de Estado quepossui seus poderes e funções limitadas, o que contraria as idéias de um Estado absoluto, que possui total controle sobre tudo e liberdade para agir de acordo com interesses próprios. Já a democracia éo Estado onde o poder está concentrado nas mãos do povo, existe um representante no poder, porém este defende os interesses do povo e não de poucos, indo contra a aristocracia e a oligarquia.
2-Bobbio diz que o jusnaturalismo é um pressuposto para o liberalismo porque ele ajuda a fundar os limites do poder, já que o jusnaturalismo é a doutrina na qual existem leis que não foram criadas pelohomem e que por isso antecedem a formação de qualquer grupo social e a qual por derivarem de uma lei natural são direitos e deveres naturais.
3- O Contratualismo moderno segundo Bobbio é a formação deuma sociedade não mais como um fato natural, independente da vontade dos homens, mais sim, um corpo político artificial criado pelos indivíduos para satisfazer seus interesses e o exercício de seusdireitos pessoais. Isso se torna possível porque há uma lei da natureza que garante que nenhum indivíduo pode renunciar a sua liberdade sem que todos os demais indivíduos também a renunciem para queassim haja uma convivência livre e ordenada. São homens com interesses individuais que se unem por um contrato social para garantir seus direitos e maior segurança para uma convivência em sociedade.
4-...
tracking img