Liberalismo vs marrxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liberalismo VS Marxismo
Para analisar as diferenças entre as matrizes teóricas Liberal e Marxista (as quais foram utilizadas para enfrentar os paradigmas da relação Estado, Governo e Mercadodurante os séculos XIX e XX) é preciso que se conheça as duas principais questões que esses modelos teóricos buscaram responder.

A primeira questão pode ser formulada nos seguintes termos: qual anatureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e qual a natureza do uso da força estatal sobre os indivíduos?

A esta questão os liberais iriam responder que o domínio do Estado sobre asociedade funda-se em um contrato social tácito por meio do qual os cidadãos abririam mão de parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça.

Para os liberais a vida em sociedade não énatural, ela nasce pela necessidade de se superar um hipotético estado de guerra generalizada de todos contra todos, situação de extrema insegurança.

Essa vida em sociedade seria regida nos termosdo contrato social, o qual seria o instrumento balizador das relações entre o Estado e os cidadãos.

Nesse sentido, dever-se-ia respeitar o direito natural como única fonte legitima do direitocivil, portanto, todos os homens seria tratados em pé de igualdade perante a lei e o Estado. Haja vista não haver diferença entre os indivíduos na natureza.

A coerção física exercida pelo Estado sobreos cidadãos, portanto, teria natureza legal, nos termos do contrato social que regularia a relação entre o Estado e os indivíduos. Ora, se os cidadãos abrem mão de parcela de sua liberdade em troca deproteção e segurança, eles também reconhecem que o Estado poderá usar a força, se necessário, para garantir os direitos naturais (liberdade, igualdade, propriedade) dos seus cidadãos.

Por outrolado, os marxistas encaram de forma diversa a dominação do Estado sobre a sociedade. Para Marx, apenas no comunismo primitivo haveria relação de igualdade dos homens em face dos bens produzidos. No...
tracking img