Liberalismo teoria e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: Liberalismo Teoria e Pratica
Para muitos historiadores o processo de independência do Brasil teve seu inicio com a vinda da família real para o Brasil em 1808. Enquanto Portugalpermanecia ocupada pelos franceses sua colônia americana tornava-se o centro político-administrativo do império luso, e mais que isso adquiria autonomia, livrando-se do pacto colonial.
A independênciabrasileira ,assim como todos os outros processos de rupturas com metrópoles foi influenciada pelas ideologias nascidas na Europa, o liberalismo e o iluminismo. Os preceitos dessas ideologias traziam ideaiscomo a inexistência de privilégios fundados no nascimento, a igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade e à liberdade, a exigência da condição de proprietário ou de determinado nível derenda para exercer os direitos políticos, a divisão dos poderes e outros mais.
De fato todos esses ideais estavam presentes na constituição assinada em 1824, porem com certas “adaptações” quecuidavam do interesse da oligarquia que fizera a independência do país. Assim uma oligarquia de capital estava substituindo a oligarquia de linhagem.
Não foi por mera casualidade que as elites brasileirasbuscaram no liberalismo inspiração para organizar o Estado brasileiro. O Estado liberal, nas suas origens, busca a participação ativa nas instituições do Estado, por meio do voto e da elaboração dasleis, à condição de propriedade ou de renda. Ou seja, o Estado liberal nasceu excludente, como uma democracia de proprietários.

Essa forma de organizar a nova nação que surgia era coincidente com avisão das elites políticas aristocráticas brasileiras, as quais consideravam que as principais instituições do Estado deveriam estar sob controle dos grandes proprietários de terras e de escravos.No entanto, se no plano político pensamento liberal e os interesses da aristocracia brasileira convergiam, no que se dizia respeito ao plano social havia uma flagrante contraposição de ideias. A...
tracking img