Liberalismo,socialismo e neoliberdade

1957 palavras 8 páginas
Liberalismo
Definição
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Origem
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:
- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito);
Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.
Uma das importantes características do liberalismo é a sua defesa do individualismo. Para os liberais, o indivíduo deve ser colocado acima do Estado e não deve se tornar apêndice de um grupo, qualquer que seja ele. Por isso, desconfiavam das associações coletivas e temiam a anulação das individualidades pelos grupos.
A defesa da liberdade de pensamento e ex­pressão era outra de suas características. Para os liberais, a busca da verdade - sempre relativa - não devia se sujeitar à opinião de uma autoridade intelectual ou aos dogmas da Igreja. Por essa razão, valorizavam a tolerância e acre­ditavam no diálogo como meio de busca da verdade comum.
Conceito De Liberalismo
O liberalismo é uma doutrina que se baseia na defesa das iniciativas individuais e que procura limitar a intervenção do Estado na vida económica, social e cultural.
Trata-se de um sistema filosófico e político que promove as liberdades civis e que se opõe ao despotismo. A democracia representativa e os princípios

Relacionados