Liberalismo politico

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Trabalho de Filosofia

Aluno: Carlos Eduardo Wetzstein
Professor: Alceu Kaspary
Instituto Federal Catarinense
Disciplina: Filosofia

Construa um texto realizando uma analise sobre osignificado do liberalismo politico contendo as seguintes palavras chave:

Absolutismo, constituição, educação, tolerância, liberdade, igualdade, soberania, vontade geral, pacto social, democracia,representação, divisão dos poderes.

O ILUMINISMO foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle  e pelo matemático Isaac Newton. Alguns dos filósofos iluministas eram conhecidoscomo Montesquieu, Voltaire e Rousseau. visavam formar uma nova soberania, a soberania popular, que nada mais era do que o povo no poder, o povo regendo as leis, o povo julgando etc... Com essa soberaniapopular seria o fim da desigualdades, das injustiças, sendo assim fim do Absolutismo.

Absolutismo não é nada mais do que o poder concentrado em uma única pessoa, e essa pessoa que seria detentordo poder teria que ser da realeza, ou seja, já excluindo o povo de ter a chance de estar no poder.

Os iluminista como eram conhecidos naquela época, eram pensadores que tinham como objetivo trazerluz á época considerada como época das trevas, ou seja, eles queriam implantar nas pessoas a pratica de agir pela razão, fazendo com que o povo deixasse a condição de subordinados. O povo tudo aceitavae não protestava quando se fazia necessário. Os iluministas queriam acabar com a ignorância do povo.

Como sabemos os iluministas ansiavam por um povo com voz. Quando ocorresse a união das pessoasentão a “vontade geral” seria alcançada. As ideias começariam a surgir a fim de melhorar a forma de vida.
Só que nesse exato momento aparece o seguinte problema: como manter a soberania popular?Cabeças pensam diferentes. Foi em meio á discussões que chegaram a conclusão que a soberania popular seria mantida se houvesse diversas assembléias dos cidadãos. Quando se abre uma assembléia o poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liberalismo politico
  • O liberalismo político
  • liberalismo politico
  • Liberalismo Político
  • Liberalismo politico
  • liberalismo politico
  • LIBERALISMO POLÍTICO O ANTIABSOLUTISMO
  • Implantação do liberalismo político em portugal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!