Liberalismo neoliberalismo e a escola austriaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Disciplina em PDR e PRA





São Caetano do Sul 2012



São Caetano do Sul 2012
Sumário

Introdução 4
1. O que éLiberalismo, Neoliberalismo e a Escola Austríaca (ou escola de Viena) de economia? 5
2. Motivos da crise americana ( A bolha imobiliária de 2008 ) 6
3. Motivos da crise européia( A estrutura da Zona do Euro) 6
4. Desemprego e política monetária 7
5. Perfil dos países emergentes 7
6. As principais práticas brasileiras em economia 8
7. Uma visão econômica do Intervencionismo A economia demercado controlada; Teoria do controle de preços. 9
8. Nacionalização do crédito 10
9. Principais previsões econômicas para o Brasil 11
Bibliografia 12

Introdução

O trabalho foi realizado com base em informações encontradas na internet etem por objetivo abordar os temas relacionados abolha imobiliária de 2008, retrata sobre liberalismo, os motivos que desencadearam a crise, economiade mercado e outras variantes ocorrentes no período. Foi possível reunir os pontos principais desse lamentável ocorrido na história que demonstra a importância de abster-se de conhecimento, seja para tomada de decisão, manter-se informado desses assuntos tão importantes, até para passar a entender melhor assuntos do nossocotidiano, jornais, rádio ou televisão, ou até mesmo para que conformemencionado no texto, não volte a acontecer.
Sempre nos deparamos com inúmeras questões econômicas e o conhecimento que aqui será abordado, não será em vão e ajudará a ter uma melhor percepção do que de fato acontece na nossa economia de um modo geral, seja com relação a taxas de juros, desemprego ou outrem.

1. O que é Liberalismo, Neoliberalismo e a Escola Austríaca (ou escola de Viena) deeconomia?

O liberalismo, como o próprio nome já diz, está associado a palavra liberdade é um conjunto de providências, práticas, que vem se aperfeiçoando com o tempo afim de tornar o país rico. Um dos últimos ‘clássicos’ a recapitular a doutrina liberal é vonMises da escola de Viena, em uma reação à onda de revoluções socialistas do início do século passado, depois disso o liberalismo ficou emsegundo plano ofuscado pela social-democracia, para renascer no caso desta no final do século como neo-liberalismo. Um dos idealizadores do neoliberalismo Milton Friedman que ficou convencido de que a economia moderna pode ajudar a acabar com a Grande Depressão. Logo em sua Introdução Milton Friedman, esclarece as definições como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendea não participação do estado na economia. Há quem diga que o sistema da economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e empresas multinacionais e que países como o Brasil, sofrem com os resultados, mas o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais, são problemas de difícil resolução mas partindo do pressuposto que o sistema neoliberal é capaz de proporcionar odesenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência nos remeter a preços mais baixos e baixa da inflação, acredito que deve ser uma medida a ser levada em consideração. Todas medidas a serem adotadas devem ter seus pontos positivos e negativos, mas os pontos positivos ainda são maiores e não devem ser desprezados. A escola Austríaca de economia, Escola de pensamento econômico queenfatiza o poder de organização espontânea do mecanismo de preços. Segundo Hayek,por mais apurados que sejam seus conhecimentos técnicos, ele ainda assim não alcançaria um economista completo. Trata-se de ir muito mais além, ele esclarece que é necessário ser um humanista, ressaltando também a vasta cultura. A escola Austríaca mantém uma simplicidade que impressiona e Hayek juntamente com outro grande...
tracking img