Libaneo velhos e novos temas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução – pg.

Desenvolvimento – pg.

DIDÁTICA: Velhos e novos temas

1. O essencial da Didática e o trabalho do Professor. – pg.
2.1. O essencial para a Didática
2.2. O fundamental para a Didática

2. A constituição do objeto do estudo da Didática e contribuição das Ciências da Educação. – pg.
3.3. A constituição da área Educacional
3.4.Educação: contribuições de sua Ciência

3. A unidade entre a Disciplina, as Metodologias Especificas das Disciplinas e a Matéria de Ensino. – pg.
4.5. Didática

4.6.1. Disciplina, o Corpo da Didática
4.6.2. Metodologias específicas das disciplinas, a Mente da Didática
4.6.3. Prática de ensino, a Alma da Didática

4. Para uma agenda de pesquisa emdidática: velhos e novos temas. – pg.
5.6. Agenda de pesquisa em didática: Velhos Temas
5.7. Agenda de pesquisa em didática: Novos Temas

5. As mudanças na Sociedade, a reconfiguração da Profissão de professor e a emergência de Novos Temas da Didática. – pg.
6.8. As mudanças na Sociedade,
6.9. A reconfiguração da Profissão de professor
6.10. A emergência de NovosTemas para a Didática1. O essencial da Didática e o trabalho do Professor

Conclusão – pg.

Glossário – pg.

Referência – pg.

Introdução

As mudanças sociais estão em evidência atualmente, e precisa-se definir qual a posição da escola em relação ao aluno. Ou seja, qual didática proporcionará bons rendimentos ao aluno.
Primeiramente deve-se delimitar o real conceito da didática e suasfinalidades. O que a educação constrói para o aluno e suas contribuições são primordiais para ele. Por isso é claro a necessidade de conhecer a fundo as estruturações da matéria da Didática, reconhecendo-a como um ser que contém corpo, mente e alma. A divisão da Matéria são os Velhos e Novos temas. E as problemáticas de tais mudanças sociais, geram alterações na parte profissional e também na áreatemática da escola.
Por isso tal assunto se faz tão abrangente e fascinante. Proporcionando a amplitude dos debates de grandes pensadores.

DIDÁTICA
Velhos e novos temas

1. O essencial da Didática e o trabalho do Professor
Didática: n. sf (gr didaktikê) Arte de ensinar/ Michaells, Moderno Dicionário da Ling. Portuguesa. 1 A técnica de dirigir e orientar a aprendizagem. 2 O estudo dessatécnica./ Dic. Aurélio da Ling. Portuguesa.

1.1. O essencial para a Didática

A essência de um bom professor está em sua melhor maneira de conhecer e entender o próprio tipo de ensino que quer utilizar. Sejam eles os tipos:
a) Tradicional- segundo o livro de Libâneo, ele narra que este tipo “[...] contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempreiguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. [...] Esse tipo de aprendizagem (vamos chamá-la de mecânica, repetitiva) não é duradoura.”
b) Progressista- “[...] se julgam mais atualizados [...] variam bastante os métodos de ensino. Preocupam-se mais com as diferenças individuais e sociaisdos alunos [...] são mais amorosos. [...] Entretanto, quase sempre acabam tendo um entendimento de aprendizagem parecido com o tradicional. Na hora de cobrar os resultados do processo de ensino, pedem a memorização, a repetição de fórmulas e definições.”, segundo o autor.
c) Sócio-construtivista- cujo autor cita: “[...] o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades intelectuais e dasubjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.”

2.2. O fundamental para a Didática

O método de “como vai ser ensinado” é essencial para proporcionar uma educação ¹qualitativa. Entretanto, se faz fundamental que o trabalho do professor tenha clareza na sua finalidade. Ou seja, o trabalho do professor também tem a ver com o “para quê educar”. O livro...
tracking img